O Ensino da Mecânica Quântica no nível médio por meio da abstração científica presente na interface Física-Literatura

Autores

  • Luís Gomes de Lima Doutorando em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo
  • Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p8

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar o ensino da Mecânica Quântica no Ensino Médio por meio da abstração científica criada na interface física e literatura e é fruto da pesquisa de dissertação presente em Lima (2014). A relação entre física e literatura é defendida com o propósito de ser utilizada como ferramenta ao ensino e aprendizagem da física, especialmente por propiciar o desenvolvimento da abstração científica. A formação de conceitos científicos e a importância da palavra são analisadas em Vygotsky, na formação dos pseudoconceitos e desenvolvimento da abstração, juntamente com o aporte das representações semióticas de Raymond Duval. O desenvolvimento dos conceitos sobre Mecânica Quântica ocorreu por meio de duas leituras. A primeira tratou do capítulo XVIII da Era dos Extremos de Hobsbawm, objetivando a inserção filosófica, histórica, política e social sobre o surgimento da Física Quântica. A segunda ocorreu por meio da leitura dos três capítulos iniciais de Alice no País do Quantum de Gilmore, visando os conceitos físicos de Mecânica Quântica. Os dados colhidos dos alunos após a leitura e a análise destes apontam a interface física-literatura como uma alternativa didática promissora para o ensino da Mecânica Quântica, em particular, e para o ensino da física, em geral.

Biografia do Autor

Luís Gomes de Lima, Doutorando em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Doutor em ensino de ciências e matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2018). Mestre em ensino de Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2014). Licenciado em Física pela Universidade Metropolitana de Santos (2011) e licenciado em pedagogia pela Universidade Bandeirantes (2008). Professor do Instituto Federal de São Paulo, biênio 2017-2018, lecionando para cursos de graduação da licenciatura plena em Física. Interesses de pesquisa: física e literatura; ensino de física, abstração científica e transposição da teoria dos registros de representação semiótica para o ensino de física.

Elio Carlos Ricardo, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná (1997), Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), Especialização em Divulgação e Comunicação da Ciência e da Tecnologia pela Universidade de Oviedo, Espanha (2014), Mestrado em Educação, Ensino de Ciências, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestrado em Cultura Científica e Inovação pela Universidade de Oviedo, Espanha (2015), Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade de Salamanca, Espanha (em andamento). Pós-Doutorado em História e Filosofia da Física pela Universidade Paris 7, Denis Diderot, França (2007). Pós-Doutorado em História e Filosofia da Tecnologia pela Universidade de Salamanca, Espanha (2016). Livre-Docência em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo (2012).

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Publicado

2019-05-13

Como Citar

Lima, L. G. de, & Ricardo, E. C. (2019). O Ensino da Mecânica Quântica no nível médio por meio da abstração científica presente na interface Física-Literatura. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(1), 8–54. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p8

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física