Obtenção experimental do coeficiente de arrasto com o lançamento de foguetes de garrafas PET

Autores

  • Jessica de Oliveira Chang Estudante da Universidade Federal de Alfenas, Iniciação Científica
  • Felipe Luiz Quinalha Costa Estudante da Universidade Federal de Alfenas, Iniciação Científica
  • Iago Cipriano Dutra Estudante da Universidade Federal de Alfenas, Iniciação Científica
  • Gabrielle Aquino Ferreira Nery Estudante da Universidade Federal de Alfenas, Iniciação Científica
  • Luis Henrique Nery Estudante da Universidade Federal de Alfenas, Iniciação Científica
  • Emilly Rafaelly Rabelo Rodrigues Estudante da Universidade Federal de Alfenas, Iniciação Científica
  • Angelo Melari Garcia Selin Estudante da Universidade Federal de Alfenas, Iniciação Científica
  • Felipe Teixeira Zambello Estudante da Universidade Federal de Alfenas, Iniciação Científica
  • Daniel Juliano Pamplona da Silva Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Alfenas
  • Rodrigo Rocha Cuzinatto Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p529

Resumo

O objetivo deste artigo é medir o coeficiente de arrasto  do ar para baixas velocidades de foguetes de garrafa PET propelidos a água e ar comprimido. Fazemos isso através de dois tipos de movimento, a saber, vertical (queda) e lançamento obliquo. Encontramos os valores k = (0.05 ± 0.02)s-1 e  k = (0.03 ± 0.02)s-1 para os movimentos vertical e oblíquo respectivamente.

Biografia do Autor

Jessica de Oliveira Chang, Estudante da Universidade Federal de Alfenas, Iniciação Científica

Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Instituto de Universidade Federal de Alfenas. Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET), grupo PET Ciência.

Felipe Luiz Quinalha Costa, Estudante da Universidade Federal de Alfenas, Iniciação Científica

Bacharel em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), graduando em Engenharia Ambiental na UNIFAL-MG, ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), grupo PET Ciência. Estagiário em Logística Inbound na Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S/A.

Iago Cipriano Dutra, Estudante da Universidade Federal de Alfenas, Iniciação Científica

Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Graduando em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), grupo PET Ciência e membro da ProeQ Jr., empresa Júnior de Engenharia Química da UNIFAL-MG.

Gabrielle Aquino Ferreira Nery, Estudante da Universidade Federal de Alfenas, Iniciação Científica

Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Graduanda do curso de Engenharia Química na UNIFAL-MG. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), grupo PET Ciência.

Luis Henrique Nery, Estudante da Universidade Federal de Alfenas, Iniciação Científica

Graduado em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Graduando do curso de Engenharia Química na UNIFAL-MG. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), grupo PET Ciência. Membro da ProeQ Jr., empresa júnior de Engenharia Química da UNIFAL-MG.

Emilly Rafaelly Rabelo Rodrigues, Estudante da Universidade Federal de Alfenas, Iniciação Científica

Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas. Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET), grupo PET Ciência.

Angelo Melari Garcia Selin, Estudante da Universidade Federal de Alfenas, Iniciação Científica

Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Instituto de Universidade Federal de Alfenas. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), grupo PET Ciência.

Felipe Teixeira Zambello, Estudante da Universidade Federal de Alfenas, Iniciação Científica

Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Graduando do curso de Engenharia Química na UNIFAL-MG. Ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), grupo PET Ciência. Analista de Qualidade na Thyssenkrupp Brasil Ltda.

Daniel Juliano Pamplona da Silva, Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em física, professor associado do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas. Atua no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e no Programa de Mestrado em Ciência e Engenharia Ambiental. Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET), grupo PET Ciência, entre 03/2013 e 03/2019.

Rodrigo Rocha Cuzinatto, Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em física, professor associado do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas. Atua no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e no Programa de Pós-Graduação em Física.

Referências

CUZINATTO, R. R. et al. Construindo um foguete de garrafa pet e sua base de lançamento de PVC: o protótipo Rocketeers UNIFAL-MG, Física na Escola, v. 15, p. 52-59, 2017.

CUZINATTO, R. R. et al. Rocketeers UNIFAL-MG: o ensino de física através o lançamento de foguetes artesanais, Revista Ciência em Extensão, v. 11, p. 40-62, 2015.

FINNEY, G. A. Analysis of a water-propelled rocket: A problem in honors physics, American Journal of Physics, v. 68, p. 223-227, 2000.

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008, v. 1.

KRAFF, A. V. et al. Obtención y solución a la ecuación de movimiento de un cohete, actuan-do sobre él las fuerzas externas del campo gravitacional constante y el rozamiento del aire proporcional a la velocidade. Revista Mexicana de Física E, v. 61, p. 6-10, 2015.

MARION, J. B.; THORNTON, S. T. Classical Dynamics of particles and systems, 4. ed. Orlando: Saunders College Publishing, 1995.

MORITZ, H. Geodetic reference system 1980. Journal of Geodesy, v. 74, p. 128-133, 2000.

QUEIROZ, A. M.; CUZINATTO, R. R. O efeito do arrasto no lançamento de foguetes artesanais: aspectos teóricos. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 4, p. 82-109, 2017.

RIVEROS, H. G. Taller: La computadora en el Laboratorio, Latin-American Journal of Physics Education, v. 10, p. 4325-1–4325-14, 2016.

SOUZA, J. A. Um foguete de garrafas pet. Física na Escola, v. 8, p. 4-11, 2007.

VUOLO, J. H. Fundamentos da Teoria de Erros. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.

WIDMARK, S. A. Rocket Physics. The Physics Teacher, v. 36, n. 3, p. 148-153, 1998.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Chang, J. de O., Costa, F. L. Q., Dutra, I. C., Nery, G. A. F., Nery, L. H., Rodrigues, E. R. R., … Cuzinatto, R. R. (2019). Obtenção experimental do coeficiente de arrasto com o lançamento de foguetes de garrafas PET. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(2), 529–542. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p529

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física