Estudo envolvendo a função das imagens associadas a tópicos de Física Moderna nos livros didáticos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p27Resumo
O estudo refere-se a uma investigação a respeito das imagens presentes nos livros didáticos de Física do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. O objetivo foi avaliar como essas imagens estão sendo utilizadas pelos autores para ilustrar os tópicos de Física Moderna referentes à radiação do corpo negro, ao efeito fotoelétrico, aos modelos atômicos e à espectroscopia. Como suporte teórico, adotou-se a taxonomia proposta por Perales e Jiménez (2002) para analisar a relação e a função das imagens junto ao texto. Os resultados desse estudo indicam que as obras apresentam uma grande diversidade na maneira como as imagens são apresentadas e que é necessário haver cuidado com as relações estabelecidas entre a imagem e o texto nesse recurso didático, visto que desempenham importante papel no processo de ensino e aprendizagem.
Referências
ARAÚJO, J. C.; FERNANDES, M. J. C.; SILVA JUNIOR, O. F. Construções geográficas: teorizações, vivências e práticas. Duque de Caxias, RJ: Espaço Científico Livres Projetos Editoriais, 2013.
BARRETO, B.; XAVIER, C. Física aula por aula. 2 ed. São Paulo: FTD, 2016.
BIAZUS, M. O. Tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio: interfaces de uma proposta didática para mecânica quântica. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.
BISCUOLA, G. J.; VILLAS BÔAS, N.; DOCA, R. H. Física. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
BONJORNO, J. R. et al. Física. 3 ed. São Paulo: FTD, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 out. 2019.
CHAVES, F. G. Uma proposta de inserção de conteúdos de Mecânica Quântica no ensino médio, por meio de um curso de capacitação para professores em atividade. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília.
DARROZ, L. M.; ROSA, C. T. W.; GIARETTA, P. H. O uso de imagens esportivas no ensino de mecânica: uma análise nos livros didáticos de Física. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 125-144, 2017.
DOMINGUINI, L. Física moderna no Ensino Médio: com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLEM. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, n. 2, 2502, 2012.
FERREIRA, R. M. Física Moderna: divulgação e acessibilidade no ensino médio através das histórias em quadrinhos. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió.
FUKE, L. F.; YAMAMOTO, K. Física para ensino médio. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
GARCIA, T. M. F. B. Cotidiano escolar, livros didáticos e formação docente. In: FONSECA, S.; GATTI JR., D. (Orgs.). Perspectivas do ensino de História: ensino, cidadania e consciência histórica. Uberlândia: Edufu, 2011, p. 361-371.
GASPAR, Alberto. Compreendendo a Física. 3 ed. São Paulo: Ática, 2016.
GONÇALVES FILHO, A.; TOSCANO, C. Física: interações e tecnologia. 2 ed. São Paulo: Leya, 2016.
GIACOMELLI, A. C. Teoria da relatividade: uma proposta didática para o ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.
LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, p. 3-9, 1996.
MACHADO, D. I.; NARDI, R. Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com suporte da hipermídia. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 28, n. 4, p. 473-485, 2006.
MARTINI, G. et al. Conexões com a Física. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2016.
MARTINS, I.; GOUVÊA, G.; PICCININI, C. Aprendendo com imagens. Ciência e Cultura, v. 57, n. 4, p. 38-40, 2005.
MÁXIMO, A.; ALVARENGA, B. Física: contexto a aplicações. 2 ed. São Paulo: Editora Scipione, 2016.
MONTEIRO, I. G.; JUSTI, R. S. Analogias em livros didáticos de Química brasileiros destinados ao ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 67-91, 2000.
MORAES, J. U. P. O livro didático de Física e o ensino de Física: suas relações e origens. Scientia Plena, Aracaju, v. 7, n. 9, p. 1- 4, 2011.
OLIVEIRA, J. B. A.; GUIMARÃES, S. D. P. A Política do livro didático. 2. ed. São Paulo: Summus Editora, 1984.
OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Updating the physics curriculum in high schools: a teaching unit about superconductivity. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 3, n. 2, p. 190-201, 2004.
OTERO, M. R.; GRECA, I. M. Las imágenes en los textos de Física: entre el optimismo y la prudencia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 35-64, 2004.
OTERO, M. R.; MOREIRA, M. A.; GRECA, I. M. El uso de imágenes en textos de física para la enseñanza secundaria y universitaria. Investigações em Ensino de Ciencias, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 127-154, 2002.
PERALES, F. J. Uso (y abuso) de la imagen en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 24, n. 1, p. 13-30, 2006.
PERALES, F. J.; JIMÉNEZ, J. D. Las ilustraciones en la enseñanza-aprendizaje de las ciencias. Análisis de libros de texto. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 20, n. 3, p. 369-386, 2002.
PIETROCOLA, M. et al. Física em contextos. São Paulo: Editora do Brasil, 2016.
PIQUEIRA, J. R. C.; CARRON, W.; GUIMARÃES, J. O. S. Física. São Paulo: Ática, 2016.
SANTOS, V.A.; MARTINS, L. A importância do libro didático. Revista Candombá, Salvador, v. 7, n. 1, p. 20-33, 2011.
SILVA, J. A.; KAWAMURA, M. R. D. A natureza da luz: uma atividade com textos de divulgação científica em sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 317-340, 2001.
TERRAZZAN, E. A. Perspectivas para a inserção da Física Moderna na escola média. 1994. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
TORRES, C. M. et al. Física: ciência e tecnologia. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2016.
VÁLIO, A. B. M. et al. Ser protagonista: Física. 3 ed. São Paulo: Edições SM, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >