Estudo envolvendo a função das imagens associadas a tópicos de Física Moderna nos livros didáticos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p27

Resumo

O estudo refere-se a uma investigação a respeito das imagens presentes nos livros didáticos de Física do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. O objetivo foi avaliar como essas imagens estão sendo utilizadas pelos autores para ilustrar os tópicos de Física Moderna referentes à radiação do corpo negro, ao efeito fotoelétrico, aos modelos atômicos e à espectroscopia. Como suporte teórico, adotou-se a taxonomia proposta por Perales e Jiménez (2002) para analisar a relação e a função das imagens junto ao texto. Os resultados desse estudo indicam que as obras apresentam uma grande diversidade na maneira como as imagens são apresentadas e que é necessário haver cuidado com as relações estabelecidas entre a imagem e o texto nesse recurso didático, visto que desempenham importante papel no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Professora e Pesquisador na Área de Ensino de Física na Universidade de Passo Fundo;

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática;

Programa de Pós-Graduaçaõ em Educação;

Doutora em Educação Científica e Tecnológica;

Professora do Curso de Física-L.

Marivane de Oliveira Biazus, Universidade de Passo Fundo

Professora e Pesquisador na Área de Ensino de Física na Universidade de Passo Fundo;

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática;

Doutorando em Educação;

Professora do Curso de Física-L.

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação em Ciências;

Docente Permananete do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática;

Professor do Curso de Física-L.

Referências

ARAÚJO, J. C.; FERNANDES, M. J. C.; SILVA JUNIOR, O. F. Construções geográficas: teorizações, vivências e práticas. Duque de Caxias, RJ: Espaço Científico Livres Projetos Editoriais, 2013.

BARRETO, B.; XAVIER, C. Física aula por aula. 2 ed. São Paulo: FTD, 2016.

BIAZUS, M. O. Tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio: interfaces de uma proposta didática para mecânica quântica. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.

BISCUOLA, G. J.; VILLAS BÔAS, N.; DOCA, R. H. Física. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

BONJORNO, J. R. et al. Física. 3 ed. São Paulo: FTD, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 out. 2019.

CHAVES, F. G. Uma proposta de inserção de conteúdos de Mecânica Quântica no ensino médio, por meio de um curso de capacitação para professores em atividade. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília.

DARROZ, L. M.; ROSA, C. T. W.; GIARETTA, P. H. O uso de imagens esportivas no ensino de mecânica: uma análise nos livros didáticos de Física. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 125-144, 2017.

DOMINGUINI, L. Física moderna no Ensino Médio: com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLEM. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, n. 2, 2502, 2012.

FERREIRA, R. M. Física Moderna: divulgação e acessibilidade no ensino médio através das histórias em quadrinhos. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió.

FUKE, L. F.; YAMAMOTO, K. Física para ensino médio. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

GARCIA, T. M. F. B. Cotidiano escolar, livros didáticos e formação docente. In: FONSECA, S.; GATTI JR., D. (Orgs.). Perspectivas do ensino de História: ensino, cidadania e consciência histórica. Uberlândia: Edufu, 2011, p. 361-371.

GASPAR, Alberto. Compreendendo a Física. 3 ed. São Paulo: Ática, 2016.

GONÇALVES FILHO, A.; TOSCANO, C. Física: interações e tecnologia. 2 ed. São Paulo: Leya, 2016.

GIACOMELLI, A. C. Teoria da relatividade: uma proposta didática para o ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, p. 3-9, 1996.

MACHADO, D. I.; NARDI, R. Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com suporte da hipermídia. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 28, n. 4, p. 473-485, 2006.

MARTINI, G. et al. Conexões com a Física. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2016.

MARTINS, I.; GOUVÊA, G.; PICCININI, C. Aprendendo com imagens. Ciência e Cultura, v. 57, n. 4, p. 38-40, 2005.

MÁXIMO, A.; ALVARENGA, B. Física: contexto a aplicações. 2 ed. São Paulo: Editora Scipione, 2016.

MONTEIRO, I. G.; JUSTI, R. S. Analogias em livros didáticos de Química brasileiros destinados ao ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 67-91, 2000.

MORAES, J. U. P. O livro didático de Física e o ensino de Física: suas relações e origens. Scientia Plena, Aracaju, v. 7, n. 9, p. 1- 4, 2011.

OLIVEIRA, J. B. A.; GUIMARÃES, S. D. P. A Política do livro didático. 2. ed. São Paulo: Summus Editora, 1984.

OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Updating the physics curriculum in high schools: a teaching unit about superconductivity. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 3, n. 2, p. 190-201, 2004.

OTERO, M. R.; GRECA, I. M. Las imágenes en los textos de Física: entre el optimismo y la prudencia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 35-64, 2004.

OTERO, M. R.; MOREIRA, M. A.; GRECA, I. M. El uso de imágenes en textos de física para la enseñanza secundaria y universitaria. Investigações em Ensino de Ciencias, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 127-154, 2002.

PERALES, F. J. Uso (y abuso) de la imagen en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 24, n. 1, p. 13-30, 2006.

PERALES, F. J.; JIMÉNEZ, J. D. Las ilustraciones en la enseñanza-aprendizaje de las ciencias. Análisis de libros de texto. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 20, n. 3, p. 369-386, 2002.

PIETROCOLA, M. et al. Física em contextos. São Paulo: Editora do Brasil, 2016.

PIQUEIRA, J. R. C.; CARRON, W.; GUIMARÃES, J. O. S. Física. São Paulo: Ática, 2016.

SANTOS, V.A.; MARTINS, L. A importância do libro didático. Revista Candombá, Salvador, v. 7, n. 1, p. 20-33, 2011.

SILVA, J. A.; KAWAMURA, M. R. D. A natureza da luz: uma atividade com textos de divulgação científica em sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 317-340, 2001.

TERRAZZAN, E. A. Perspectivas para a inserção da Física Moderna na escola média. 1994. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

TORRES, C. M. et al. Física: ciência e tecnologia. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2016.

VÁLIO, A. B. M. et al. Ser protagonista: Física. 3 ed. São Paulo: Edições SM, 2016.

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

Rosa, C. T. W. da, Biazus, M. de O., & Darroz, L. M. (2020). Estudo envolvendo a função das imagens associadas a tópicos de Física Moderna nos livros didáticos do ensino médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(1), 27–50. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p27

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física