Artefatos digitais para o Museu DICA: contribuições para a formação de professores de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p283

Resumo

No contexto das licenciaturas, pouco se ouve falar sobre espaços diferentes da escola para a realização de atividades didáticas. No entanto, pesquisas sobre práticas em espaços não formais, em especial os museus de ciência, vem aumentando cada vez mais. Nesse sentido, é importante que, além do incentivo às práticas em espaços fora da escola, também haja um despertar de interesse e treinamento para a efetivação de tais atividades. Desse modo, este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com estudantes da disciplina de PROJETOS INTEGRADOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS 3 (PIPE 3), do curso de Física Licenciatura, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no primeiro semestre de 2016, a fim de evidenciar as possíveis contribuições para a formação de professores de Física diante da construção de artefatos digitais para a exposição de Eletromagnetismo do Museu Diversão com Ciência e Arte – DICA. Nessa pesquisa, ficaram evidentes a evolução das concepções dos estudantes de PIPE 3 quanto aos museus de ciências, e o reconhecimento destes como espaços educativos e diferentes da escola; bem como os saberes despertados e agregados durante essa etapa da formação profissional. Desse modo, acreditamos que esse trabalho evidenciou as vantagens em se trabalhar em espaços diferentes da escola na formação inicial de professores.

Biografia do Autor

Matheus Barros, Mestrando da Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Licenciado em Física (2019) pela UFU. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em 2014, de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI-A/CNPQ), em 2015 e 2016 e bolsista de extensão (via PROEXC/UFU) em 2017, além de compor a equipe do Museu Diversão com Ciência e Arte (DICA), entre 2014 e 2018 como monitor em atividades para divulgação e popularização da ciência, realizadas em Uberlândia e região; atualmente atua como voluntário no setor educativo do Museu DICA.

Silvia Martins, Universidade Federal de Uberlândia

Possui doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É fundadora e coordenadora do Museu Diversão com Ciência e Arte – DICA, desde 2007. Coordena as ações regionais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de ensino de ciências, com ênfase em Divulgação Científica, educação em museus e formação continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: transposição museográfica, relação museu-escola, alfabetização científica, formação inicial e continuada de professores.

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

Barros, M., & Martins, S. (2020). Artefatos digitais para o Museu DICA: contribuições para a formação de professores de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(1), 283–314. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p283

Edição

Seção

Espaços não formais no ensino de Física

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