Estudos sobre a ação mediada no ensino de Física em ambiente virtual

Autores

  • Pedro Alexandre Lopes de Souza Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI)- UFG
  • Geiziane Silva Oliveira Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- Universidade Estadual de Goiás
  • Claudio Roberto Machado Benite Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) UnUCET - UEG, Universidade Estadual de Goiás.
  • Anna M. Canavarro Benite Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p420

Resumo

A nova geração da internet tem notoriamente se apresentado como fator decisivo nas tomadas de rumo da sociedade por meio da utilização de diversas ferramentas interativas, o que possibilita (re)construir conhecimento. Nela, tudo é cada vez mais dinâmico e a interação é cada vez mais natural, tanto em termos visuais, quanto em sua linguagem de programação. Assim, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), em especial a Web 2.0, tem-se incorporado a processos educativos. Este artigo versa sobre a representação de modelos científicos utilizando aplicativos computacionais. Assim, planejamos e desenvolvemos um produto tecnológico (portal interativo), utilizando os recursos da Web 2.0 tendo em vistas sua utilização como ferramenta da ação mediada de ensino e aprendizagem de física. Discorremos sobre como essa forma de apresentação se insere na aula de ciências/física e descrevemos suas funcionalidades. Esta é uma investigação que se caracteriza como uma pesquisa participante. Neste caso assumimos duas posições, pois representamos os professores de ciências que ensinam para a sociedade tecnológica e os membros desta sociedade tecnológica, isto é, representa-se a sala de aula de física condicionada por novas formas de comunicação a partir de posições definidas e legitimadas nesta estrutura social. Nossos resultados demonstram que a configuração do Ealuno permite diferentes meios de registro e representação da realidade que lhe confere utilidade na ação mediada, e esta utilidade está no poder de interatividade e no acesso a ambientes virtuais, permitindo oferecer aos usuários interação e motivação, para o processo de ensino-aprendizagem de física.

Biografia do Autor

Pedro Alexandre Lopes de Souza, Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI)- UFG

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática (UFG 2011 - em conclusão), Pós-graduado em Docência do Ensino Superior (2010), Pós-graduação em Educação Matemática (UFG 2010/2011 - em conclusão), graduado em Física (UFG 2009), facilidade na comunicação e dotada de iniciativa, busca colocação profissional na área de ensino para a disciplina de Física tanto para o Ensino Médio quanto para o Ensino Superior. Atualmente é professor de Física no Colégio Fractal, Colégio Nova Dimensão e Colégio Adventista. Pesquisador e colaborador do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI/UFG), além de membro da ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências.

Geiziane Silva Oliveira, Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- Universidade Estadual de Goiás

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Goiás.Iniciação Científica no LPEQI. Atua na área de Educação em Química, principalmente no seguinte tema: tecnologias da informação e comunicação na educação

Claudio Roberto Machado Benite, Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) UnUCET - UEG, Universidade Estadual de Goiás.

Doutor em Química com ênfase em Ensino de Química (2011) e Mestre em Educação em Ciências e Matemática (2009) pela Universidade Federal de Goiás, possui especialização em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2006) e graduação em Licenciatura em Química (2000). Foi Coordenador Adjunto de Estágio Supervisionado (2008-2009) e, atualmente, é docente e Coordenador Adjunto de Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Goiás. Atua na área de Educação em Química com foco no ensino de química para portadores de necessidades especiais, formação de professores e tecnologias no ensino de química.

Anna M. Canavarro Benite, Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Ciências (Química Inorgânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Licenciatura em Química e Graduação em Química Habilitação Tecnológica pela pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora da Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisas em Educacao Especial RPEI.Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI, Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) da UFG. Assessora da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências. Atua na área de Ensino de Química com foco nos seguintes temas: ensino de ciências para portadores de necessidades educativas especiais, educação inclusiva, educação pelo trabalho, cibercultura na educação inclusiva, cultura e história africana no ensino de ciências e ainda pesquisa em formação inicial e continuada de professores de química.

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

Souza, P. A. L. de, Oliveira, G. S., Benite, C. R. M., & Benite, A. M. C. (2012). Estudos sobre a ação mediada no ensino de Física em ambiente virtual. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29, 420–447. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p420

Edição

Seção

Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem de Física