Software de efeito estroboscópico por superposição de frames de videoclipes aplicada no ensino de Cinemática

Autores

  • Omar Cléo Neves Pereira Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Waldinéia Maria da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Ana Claudia Sabino Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Maria Estela Gozzi Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Anderson Reginaldo Sampaio Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Ronaldo Celso Viscovini Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p267

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se um software (StroboMovie) desenvolvido para captura de quadros (frames) de videoclipes  (formato MPEG) e superposição em uma imagem final. Esse software possibilita, de maneira rápida e direta, selecionar um trecho de vídeo e a taxa de captura de quadros, criando uma imagem com efeito estroboscópico. Foi desenvolvido com o intuito de contribuir no estudo do movimento nas aulas expositivas ou demonstrativas da cinemática. Como exemplo de sua aplicação, apresentou-se o movimento harmônico de um pêndulo simples, queda livre e tentativa de movimento retilíneo uniforme.

Biografia do Autor

Omar Cléo Neves Pereira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Departamento de Ciências (DCI)

Waldinéia Maria da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Departamento de Ciências (DCI)

Ana Claudia Sabino, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Departamento de Ciências (DCI)

Maria Estela Gozzi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Departamento de Ciências (DCI)

Anderson Reginaldo Sampaio, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Departamento de Ciências (DCI)

Ronaldo Celso Viscovini, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Departamento de Ciências (DCI)

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Publicado

2012-08-29

Como Citar

Neves Pereira, O. C., da Silva, W. M., Sabino, A. C., Gozzi, M. E., Sampaio, A. R., & Viscovini, R. C. (2012). Software de efeito estroboscópico por superposição de frames de videoclipes aplicada no ensino de Cinemática. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29(2), 267–282. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p267

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas

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