Usando física em quadrinhos para discutir a diferença entre inversão e reversão da imagem em um espelho plano

Autores

  • Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz
  • Deise Miranda Vianna Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz Instituto de Física – UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p601

Resumo

Física em quadrinhos (FQ) é um projeto que busca promover entre os alunos e o professor discussões sobre fenômenos e assuntos científicos através de quadrinhos ou tirinhas de humor. Esses quadrinhos estão acompanhados de questões do cotidiano relacionadas à Física. O tema escolhido foi óptica, enfocando reflexão em espelhos planos. No desenvolvimento do conjunto de tirinhas-questões, a relação entre o texto e a imagem, sob uma perspectiva da teoria de quadrinhos, é levada em consideração e também pretende ajudar a trabalhar a capacidade crítica dos alunos. Assumindo a premissa de que elas já tiveram como objetivo instruir a sociedade, queremos usá-las no ensino de Física de forma reflexiva. Dentre as características dos quadrinhos ou tirinhas pode-se afirmar que apresentam alto nível de informação e podem ser exploradas pelo professor e discutidas com os alunos. As HQs e as tirinhas têm demonstrado estimular o desenvolvimento do hábito da leitura, enriquecendo o vocabulário do aluno. Por isso, acreditamos que essas tirinhas e as atividades propostas em sala de aula ajudaram na formação crítica dos alunos. Como os quadrinhos (ou tirinhas) estão imersos no nosso cotidiano, nada mais justo e apropriado do que utilizá-los para ensinar e apresentar a ciência e algumas situações cotidianas. Este artigo apresenta algumas tirinhas e seus objetivos no ensino de Física, além de explicitar como elas podem ser trabalhadas pelos professores.

 

 

Biografia do Autor

Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza, Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz

Deise Miranda Vianna, Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz Instituto de Física – UFRJ

Downloads

Publicado

2014-05-14

Como Citar

Souza, E. O. R. de, & Vianna, D. M. (2014). Usando física em quadrinhos para discutir a diferença entre inversão e reversão da imagem em um espelho plano. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 31(3), 601–613. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p601

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)