Projeto de um calorímetro de relaxação para ensino de Física

Autores

  • Fábio Saraiva da Rocha Universidade Federal de Pelotas
  • Paulo Henrique Guadagnini Universidade Federal do Pampa, Bagé
  • Marcia Maria Lucchese Universidade Federal do Pampa, Bagé

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p278

Resumo

Apresentamos o projeto de um calorímetro de relaxação para medidas de calor específico em temperatura ambiente direcionado ao ensino de física experimental. Apontamos as características de constituição física e de operação do calorímetro e detalhamos a programação computacional envolvida. No transcorrer da experiência, o monitoramento da temperatura e do tempo foi feito eletronicamente em tempo real por um computador conectado a uma placa Arduino. Os dados obtidos podem ser disponibilizados por de tabelas e gráficos através da ferramenta de aquisição de dados PLX-DAQ e a planilha Excel. Os resultados do calor específico médio obtidos para amostras de ferro, latão e chumbo, em temperatura ambiente, apresentam pequenos desvios da ordem de aproximadamente 3% quando comparados a valores da literatura. A proposta apresentada utiliza materiais de baixo custo e alta tecnologia objetivando a inovação dos laboratórios didáticos para ensino de ciências ou o desenvolvimento de atividades experimentais em componentes curriculares de instrumentação para ensino de Física.

Biografia do Autor

Fábio Saraiva da Rocha, Universidade Federal de Pelotas

Professor-Associado I do Centro de Integração do Mercosul (CIM) da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Ciências pelo Instituto de Física da UFRGS. Graduação em Física e Mestrado pela mesma Instituição na área de Física Experimental. Desenvolvendo pesquisa em Magnetismo, Supercondutividade e Ensino de Física, atuando na montagem, automatização computacional e tratamento de dados experimentais de medidas mecânicas, elétricas e magnéticas. Tem publicações em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Ensino de Física e Física do Estado Sólido. Participação ativa em projetos de pesquisa nas áreas de Ensino de Física, Supercondutividade e Magnetismo. Possui experiência administrativa acadêmica como coordenador de colegiado de cursos de graduação e coordenador de curso de pós-graduação lato sensu.

Paulo Henrique Guadagnini, Universidade Federal do Pampa, Bagé

Químico, Mestre e Doutor em Química com especialidade em Físico-Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem experiência em pesquisa na área de Química, com ênfase em Química Computacional e Modelagem molecular, e em pesquisa e desenvolvimento de Instrumentação Científica e Tecnológica, com ênfase em Sistemas eletrônicos e computacionais para aquisição e processamento de dados. Atuou na organização e execução de cursos de extensão universitária voltados para educação científica e tecnológica, e na aplicação de recursos tecnológicos e metodologia para educação a distância. Atua em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais, com ênfase em Instrumentação eletrônica e computacional voltada ao ensino de ciências.

Marcia Maria Lucchese, Universidade Federal do Pampa, Bagé

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atualmente está atuando na formação de professores na área de ensino de física.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

Rocha, F. S. da, Guadagnini, P. H., & Lucchese, M. M. (2017). Projeto de um calorímetro de relaxação para ensino de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(1), 278–297. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p278

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física