Resistores não Ôhmicos à base de água

Autores

  • José Flávio Marcelino Borges UEPG - Paraná
  • Melina Corrêa Gabriel Gabriel
  • Raphael Euclides Prestes

Resumo

No Laboratório de ensino de Física Geral II, experimentam-se os conceitos, já trabalhados na teoria, de resistência elétrica e resistividade. Uma maneira simples e eficaz de verificar resistências não ôhmicas foi explorada por alunos de Iniciação Científica dos cursos de Licenciatura em Física e de Engenharia de Materiais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Nesse experimento, os alunos preencheram tubos plásticos descartáveis de filmes comerciais com água e soluções aquosas de NaCl e NaHCO3. Adequadamente perfurados, os tubos foram transpassados com pregos para fazer os contatos entre o meio fluido interno. Esses resistores à base de água foram submetidos a tensões variáveis a partir de um circuito composto por voltímetro, amperímetro e fonte de tensão variável. A partir dos dados obtidos foram traçados gráficos de i x V, observando-se o comportamento ôhmico resultante.

Biografia do Autor

José Flávio Marcelino Borges, UEPG - Paraná

Graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (1989), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Melina Corrêa Gabriel, Gabriel

Graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Raphael Euclides Prestes

Graduação em Tecnologia em processos de fabricação mecânica pela UTFPR e graduação em Engenharia de Materiais pela UEPG.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-02

Como Citar

Borges, J. F. M., Gabriel, M. C., & Prestes, R. E. (2008). Resistores não Ôhmicos à base de água. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 23(2), 267–274. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6280

Edição

Seção

Artigos