Influência do raio efetivo no movimento de projéteis esféricos lançados horizontalmente

Autores

  • Jorge Roberto Pimentel UNESP - São Paulo
  • Marco Antônio da Silva UNESP - São Paulo

Resumo

Medidas experimentais dos módulos das componentes horizontal e vertical da posição de projéteis esféricos de aço, lançados horizontalmente após terem sido liberados de diversas alturas em uma pista de alumínio sulcada, são tratadas neste artigo de três formas diferentes: supondo que durante o deslocamento dos projéteis sua velocidade é puramente de translação, considerando também sua velocidade de rotação e, finalmente, associando essas velocidades com o conceito de raio efetivo, que depende da largura do sulco da pista. A análise dos resultados mostrou que os valores esperados para os módulos das componentes da posição dependem do raio efetivo do projétil, indicando que experimentos de conservação de energia mecânica, e envolvendo o movimento de esferas em pistas sulcadas, devem ser precedidos por uma escolha adequada do raio das esferas a serem utilizadas.

Biografia do Autor

Jorge Roberto Pimentel, UNESP - São Paulo

Graduação em licenciatura em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1974), Mestrado em Física Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1995).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Pimentel, J. R., & Silva, M. A. da. (2005). Influência do raio efetivo no movimento de projéteis esféricos lançados horizontalmente. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 22(2), 209–219. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6385

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>