A ciência, a verdade e o real: variações sobre o anarquismo epistemológico de Paul Feyerabend

Autores

  • Rodrigo Siqueira-Batista CEFET/Química - Rio de Janeiro
  • Romulo Siqueira-Batista
  • Fermin Roland Schramm

Resumo

A ciência pode ser concebida como a atividade humana que tem como mister a descrição fidedigna do real. Este horizonte abre uma série de perspectivas para indagação, tais como a natureza deste real, a precisão da linguagem utilizada para representá-lo e, por conseqüência, o alcance de sua cognoscibilidade. Várias têm sido as (precárias) soluções propostas, produzindo um intenso debate conceitual, especialmente no século XX. No coração destas controvérsias se inscreve o pensamento original do filósofo Paul K. Feyerabend, defensor de um anarquismo epistemológico como melhor alternativa para a práxis científica. Discutir as formulações feyerabendianas acerca das relações entre o discurso científico e a realidade, demarcando suas implicações no âmbito da educação em ciência, são os objetivos do presente trabalho.

Biografia do Autor

Rodrigo Siqueira-Batista, CEFET/Química - Rio de Janeiro

Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), especialização (residência médica) em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2006), mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), doutorado em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2006-2007) e pós-doutorado pelo Laboratório de Física Experimental de Altas Energias do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Siqueira-Batista, R., Siqueira-Batista, R., & Schramm, F. R. (2005). A ciência, a verdade e o real: variações sobre o anarquismo epistemológico de Paul Feyerabend. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 22(2), 240–262. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6387

Edição

Seção

Artigos