A revolução copernicana: considerações sobre duas questões do enem

Autores

  • Napoleão Laureano de Andrade

Resumo

Neste trabalho discutem-se duas questões referentes à revolução copernicana e os comentários a elas efetuados, extraídos de relatórios da equipe responsável pelas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Questiona-se, quanto à primeira das questões examinadas, a interpretação que a equipe do Enem dá a uma figura atribuída a Galileu, e que estaria entre os primeiros registros de suas observações dos satélites de Júpiter, por ele descobertos uma de suas importantes contribuições para a aceitação da proposta de Copérnico. Quanto à segunda questão, que tange à assimilação do copernicanismo à cultura, demonstra-se insustentável a admissão de estar Shakespeare se referindo ao heliocentrismo em uma de suas peças, como assevera a equipe do Enem.

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Publicado

2005-01-01

Como Citar

Andrade, N. L. de. (2005). A revolução copernicana: considerações sobre duas questões do enem. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 22(2), 263–283. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6388

Edição

Seção

Artigos