O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais

Autores

  • Arden Zylbersztajn UFSC - Santa Catarina
  • Elio Carlos Ricardo UFSC - Santa Catarina

Resumo

Este artigo trata de um estudo realizado em um colégio estadual que teve como principais objetivos identificar as percepções dos professores do Ensino Médio, da área ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias , bem como da diretora e da supervisora educacional, sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e a atual situação de sua implantação no ambiente escolar. Verificamos que poucas mudanças ocorreram na sala de aula e as principais dificuldades apontadas pelos docentes são aqui apresentadas e discutidas, assim como alguns caminhos que podem contribuir para a implementação dos PCNs.

Biografia do Autor

Arden Zylbersztajn, UFSC - Santa Catarina

Licenciatura Em Física pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Tecnologia da Educação pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1976) e doutorado em Science Education - University of Surrey (1983).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Elio Carlos Ricardo, UFSC - Santa Catarina

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997) , especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999) , mestrado em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) , doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e pos-doutorado pela Université Paris 7 - Denis Diderot (2008).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Zylbersztajn, A., & Ricardo, E. C. (2002). O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 19(3), 351–370. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6610

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>