Planejar o ensino considerando a perspectiva da aprendizagem: uma análise de abordagens didáticas na introdução à Física térmica

Autores

  • Orlando Gomes de Aguiar Junior UFMG - Minas Gerais

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de propostas didáticas para a introdução à Física Térmica, fundamentadas e documentadas pela pesquisa, o que permite contrastar os elementos com os quais dialoga o educador em ciências ao conceber o ensino. A busca de convergência entre a perspectiva do ensino e da aprendizagem exige que se considerem, no planejamento, não apenas a estrutura do conhecimento a ser ensinado, mas também a forma de pensar dos estudantes sobre estes conteúdos e a dinâmica dos processos de aprendizagem em sala de aula. Concluímos afirmando que a atenção aos processos de formação conduz, necessariamente, a um relaxamento dos compromissos de rigor e fidelidade com os conhecimentos científicos estabelecidos.

Biografia do Autor

Orlando Gomes de Aguiar Junior, UFMG - Minas Gerais

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e pós-doutorado em educação em ciências na Universidade de Leeds, Inglaterra (2004).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Aguiar Junior, O. G. de. (2002). Planejar o ensino considerando a perspectiva da aprendizagem: uma análise de abordagens didáticas na introdução à Física térmica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 19(2), 219–241. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6623

Edição

Seção

Artigos