Um higrômetro de vagem e a física no ensino fundamental

Autores

  • Reinaldo Carvalho Silva CEFET - Santa Catarina
  • Maria Conceição Coppete Escola Autonomia - Santa Catarina
  • Annik Silva Escola Autonomia - Santa Catarina
  • Ricardo Pinheiro de Lima Escola Autonomia - Santa Catarina
  • Jessee Severo Azevedo Silva CEFET - Santa Catarina
  • Sandro da Silva Livramento Machado SENAI

Resumo

Descreve-se a construção de um instrumento destinado a medidas de umidade do ar, baseado nas propriedades da vagem do sombreiro (Clitoria fairchildiana). Este higrômetro de construção fácil, a ponto de ser executada por alunos iniciantes no estudo das ciências Físicas e biológicas, foi desenvolvido em uma turma de 3ª série do ensino fundamental. Como parte integrante de um projeto sobre água, a construção do instrumento foi precedida de estudos sobre evaporação e demonstrou a vantajosa possibilidade de construir os conceitos básicos de biologia e Física de forma integrada. São também sugeridos experimentos ainda não realizados com o higrômetro. O objetivo maior deste trabalho não se situa exatamente em torno do higrômetro, senão em ilustrar como se pode explorar as várias possibilidades de um experimento simples de modo integrado ao contexto mais amplo do ensino por projetos. As informações foram obtidas através da observação direta dos docentes envolvidos e da produção textual dos alunos.

Biografia do Autor

Sandro da Silva Livramento Machado, SENAI

Graduação em Física - licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2002-01-01

Como Citar

Silva, R. C., Coppete, M. C., Silva, A., Lima, R. P. de, Silva, J. S. A., & Machado, S. da S. L. (2002). Um higrômetro de vagem e a física no ensino fundamental. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 19(2), 242–252. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6624

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