Controvérsias construtivistas

Autores

  • Carlos Eduardo Laburú UEL - Párana
  • Marcelo Alves de Carvalho UEL - Párana
  • Irinéa de Lourdes Batista UEL - Paraná

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma coletânea de análises divergentes que dizem respeito aos fundamentos epistemológicos, ontológicos e pedagógicos disseminados pelo pensamento construtivista, envolvido diretamente com a educação científica. Para evidenciar tais divergências, partimos da premissa máxima do construtivismo de que o aprendiz, através de um ativo envolvimento, é o construtor ou o arquiteto do seu próprio conhecimento. Diante dessa afirmação, alguns autores questionam o fato de que o conhecimento passa a ser algo que existe somente na mente dos seres cognitivos, onde ele é construído; e também, a concepção de que o reino natural não é preexistente mas, antes, é construído pelas nossas indagações, ficando o seu papel na construção do conhecimento científico, relegado a uma irrelevância. Busca-se, igualmente, ponderar a atuação do professor entre uma conotação construtivista mediadora e negociadora e um enfoque voltado ao instruir e ensinar de forma mais direta.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Laburú, UEL - Párana

Bacharelado e licenciatura no Instituto de Física pela Universidade de São Paulo (1981; 1983), mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marcelo Alves de Carvalho, UEL - Párana

Graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina em 2006 e Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Irinéa de Lourdes Batista, UEL - Paraná

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo/ Université Paris VII (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Como Citar

Laburú, C. E., Carvalho, M. A. de, & Batista, I. de L. (2001). Controvérsias construtivistas. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 18(2), 152–181. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6677

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>