Interfaces na relação museu-escola

Autores

  • Martha Marandino USP - São Paulo

Resumo

Neste trabalho é feita uma reflexão sobre a relação entre museu e escola, a partir da realização de uma atividade pedagógica de visita a um museu de ciências feita por uma turma de 8a série do ensino fundamental. Esta atividade pedagógica procurou levar em conta duas perspectivas sobre o papel do museu nesta relação: a da escola e a do próprio museu. Realizou-se uma apresentação sucinta da atividade pedagógica usada para reflexão da relação museu-escola e procurou-se selecionar alguns temas para análise. São eles: a relação dos alunos com o espaço físico do museu; a relação entre o currículo formal e os espaços não-formais no tocante ao conteúdo; e o tema da aprendizagem nesses espaços. As possibilidades de relação entre museus de ciências e escola são muitas. Neste trabalho, afirmou-se, por um lado, a existência de uma tendência a utilização reprodutora do espaço dos museus pela escola e uma expectativa do museu que a escola utilize-o de forma dinâmica e diferenciada. Por outro, procurou-se apresentar algumas possibilidades de articulação entre as duas perspectivas em jogo, não perdendo de vista nem os objetivos da escola ao visitar tais espaços, nem os dos museus ao pretender ampliar a cultura científica de seus visitantes.

Biografia do Autor

Martha Marandino, USP - São Paulo

Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1987), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Como Citar

Marandino, M. (2001). Interfaces na relação museu-escola. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 18(1), 85–100. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6692

Edição

Seção

Artigos