Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio.

Joaquim de Oliveira Barbosa, Sérgio Roberto de Paulo, Carlos Rinaldi

Resumo


O papel do ensino experimental, a realização de experimentos no
contexto do processo ensino-aprendizagem tem sido defendida por
muitos autores, contudo, dados objetivos com relação à eficiência deste
tipo de ensino não são encontrados facilmente na literatura. Este
estudo tem como meta, avaliar objetivamente o papel do ensino
experimental no ensino de Física no Nível Médio, utilizando-se de uma
metodologia elaborada a partir de uma perspectiva construtivista. Os
resultados mostraram diferenças entre os grupos pesquisados com a
aplicação das respectivas metodologias. Constatou-se ainda, que
alguns modelos detectados muito se assemelham aos de outras
pesquisas, tais como o "modelo seqüencial" (Closset, 1.983), "modelo
da ação à distância" (Nardi, 1.991), "modelo sumidero" (Andrés,
1.992), "modelo watts" (Rinaldi & Ure, 1.994), etc.

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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