Mulheres nas Ciências como temática para uma Feira de Ciência: investigando perspectivas de estudantes do Ensino Médio relacionadas a algumas pós-verdades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1404

Resumo

Na maioria das vezes, a estratégia de ensino baseada em Feiras de Ciências é vista como um evento que se resume à apresentação de trabalhos relacionados às disciplinas da área de Ciências feitos por estudantes, muitas vezes em espaços fora das salas de aula. Porém, perspectivas mais contemporâneas sugerem que tal estratégia seja compreendida como o desenvolvimento de processos integrados ao currículo escolar regular, de modo a promover o acesso a informações e à construção de conhecimentos em diferentes espaços, e resultando em situações de divulgação científica para a escola e a comunidade externa. Sob essa perspectiva, e considerando o contexto atual de ampla divulgação de pós-verdades, buscamos compreender o papel de uma Feira de Ciências com a temática Mulheres nas Ciências, desenvolvida em uma escola da Rede Estadual situada em uma grande cidade do Sudeste do Brasil, na relativização de “verdades” relacionadas a tal temática. Além disso, buscamos investigar as contribuições da participação na mesma para alguns estudantes participantes, entrevistados no dia da divulgação dos resultados para a comunidade externa, em termos de formação de opiniões públicas sobre ciências. Os resultados indicam que Feiras de Ciências podem contribuir para o aprendizado e a tomada de consciência de estudantes sobre pós-verdades frequentes na sociedade atual.

Biografia do Autor

Leandro Oliveira, Doutorando em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente da Rede Estadual de Minas Gerais. Doutorando em Educação, Mestre em Educação e Licenciado em Química, todos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo
de Pesquisa “Reagir – Modelagem e Educação em Ciências”.

Monique Santos, Doutoranda em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente da Rede Estadual de Minas Gerais. Doutoranda em Educação, Mestre em Educação e Licenciada em Química, todos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa “Reagir – Modelagem e Educação em Ciências”.

Helen Bicalho, Licencianda em Química, Universidade Federal de Minas Gerais

Licencianda em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa “Reagir – Modelagem e Educação em Ciências”.

Rosária Justi, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em em Science Education pela University of Reading, Mestre em Educação pela UNICAMP e Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Reagir – Modelagem e Educação em Ciências”.

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

Oliveira, L., Santos, M., Bicalho, H., & Justi, R. (2020). Mulheres nas Ciências como temática para uma Feira de Ciência: investigando perspectivas de estudantes do Ensino Médio relacionadas a algumas pós-verdades. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(3), 1404–1439. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1404

Edição

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Artigos