Pesquisa


 
Edição Título
 
v. 30, n. 2 (2013) História da ciência e natureza da ciência: debates e consensos Resumo  PDF/A
Anderson Vilas Boas, Marcos Rodrigues da Silva, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda
 
v. 33, n. 3 (2016) Os conceitos de espaço e de tempo como protagonistas no ensino de Física: um relato sobre uma sequência didática com abordagem histórico-filosófica Resumo  PDF/A
Ueslei Vieira dos Reis, José Claudio Reis
 
v. 34, n. 1 (2017) Elementos histórico-culturais para o ensino dos instrumentos ópticos Resumo  PDF/A
Marlon C. Alcantara, Marco Braga
 
v. 32, n. 2 (2015) A origem do universo como tema para discutir a Natureza da Ciência no Ensino Médio Resumo  PDF/A
Gustavo Antonio Montenegro Guttmann, Marco Braga
 
v. 28, n. 1 (2011) Historiografia e natureza da ciência na sala de aula Resumo  PDF/A
Thaís Cyrino de Mello Forato, Maurício Pietrocola, Roberto de Andrade Martins
 
v. 32, n. 2 (2015) O estudo da espectroscopia no ensino médio através de uma abordagem histórico-filosófica: possibilidade de interseção entre as disciplinas de Química e Física Resumo  PDF/A
Hebert Roberto Araujo Silva, Andreia Guerra Moraes
 
v. 32, n. 3 (2015) Implicações didáticas de história da ciência no ensino de Física: uma revisão de literatura através da análise textual discursiva Resumo  PDF/A
Edmundo Rodrigues Junior, Fernando José Luna de Oliveira, Marília Paixão Linhares, Cassiana Barreto Hygino
 
v. 33, n. 1 (2016) Resenha do livro "História da Ciência e Ensino: Fontes primárias e propostas para sala de aula" de Ana Paula Bispo da Silva e Andreia Guerra (Orgs.) Resumo  PDF/A
Fernanda Cavalcanti Vitor
 
v. 31, n. 3 (2014) Entre os transurânicos e a fissão nuclear: um exemplo do papel da interdisciplinaridade em uma descoberta científica Resumo  PDF/A
Marinês Domingues Cordeiro, Luiz O. Q. Peduzzi
 
v. 31, n. 2 (2014) Critérios para a Avaliação de Materiais Didáticos Impressos de História da Ciência para a Educação a Distância Resumo  PDF/A
Edmundo Rodrigues Junior, Fernando J. Luna, Marília Paixão Linhares
 
v. 33, n. 1 (2016) Um estudo de caso histórico sobre o experimento de Foucault no Brasil, elaborado por uma professora do ensino médio na formação continuada a distância Resumo  PDF/A
Edmundo Rodrigues Junior, Fernando José Luna, Cassiana Barreto Hygino, Marília Paixão Linhares, Maria Rita de Cássia Furtado Araújo Basegoda
 
v. 33, n. 3 (2016) Resenha do livro “Aulas de Marie Curie: anotadas por Isabelle Chavannes em 1907” Resumo  PDF/A
Graziela Ferreira de Souza
 
v. 33, n. 1 (2016) Newton versus Huygens: como (não) ocorreu a disputa entre suas teorias para a luz Resumo  PDF/A
Breno Arsioli Moura
 
v. 27, n. 2 (2010) O teatro como ferramenta de aprendizagem da física e de problematização da natureza da ciência Resumo  PDF
Marco Antonio Barbosa Braga, Márcio N. Medina
 
v. 29, n. Especial 2 - outubro de 2012 Aspectos da natureza da ciência em animações potencialmente significativas sobre a história da Física Resumo  PDF/A
Luiz O. Q. Peduzzi, Danielle Nicolodelli Tenfen, Marinês Domingues Cordeiro
 
v. 30, n. 1 (2013) Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino Resumo  PDF/A
João Zanetic
 
v. 31, n. 3 (2014) História e Filosofia da Ciência na Licenciatura em Física, uma proposta de ensino através da pedagogia de projetos Resumo  PDF/A
Washington Luiz Raposo
 
v. 27, n. 2 (2010) Algumas considerações de Galileo e respeito das teorias da semelhança Física, da resistência dos materiais e das flexões Resumo  PDF
Júlio César Penereiro
 
v. 27, n. 2 (2010) Os caminhos de Newton para a Gravitação Universal: Uma revisão do debate historiográfico entre Cohen e Westfall Resumo  PDF
Elder Sales Teixeira, Luiz Orlando de Quadro Peduzzi, Olival Freire Junior
 
v. 29, n. 3 (2012) O Projeto Eratóstenes: a reprodução de um experimento histórico como recurso para a inserção de conceitos da Astronomia no Ensino Médio Resumo  PDF/A
Antônio José de Jesus Santos, Marcos Rincon Voelzke, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
 
v. 32, n. 2 (2015) José Maria Filardo Bassalo, aos 80 anos Resumo  PDF/A
Francisco Caruso
 
v. 27, n. 3 (2010) As Conferências Nobel de Marie e Pierre Curie: a gênese da radioatividade no ensino Resumo  PDF/A
Marinês Domingues Cordeiro, Luiz Orlando de Quadro Peduzzi
 
v. 28, n. 3 (2011) História da ciência e o uso da instrumentação: construção de um transmissor de voz como estratégia de ensino Resumo  PDF/A
Enoque Rinaldi, Andreia Guerra
 
v. 28, n. 1 (2011) A inserção de disciplinas de conteúdo histórico-filosófico no currículo dos cursos de licenciatura em Física e em Química da UFRN: uma análise comparativa Resumo  PDF/A
Giulliano José Segundo Alves Pereira, André Ferrer P. Ferrer
 
v. 27, n. 3 (2010) Tempo, espaço e simultaneidade: uma questão para os ciêntistas, artistas, engenheiros e matemáticos no séculos XIX Resumo  PDF/A
Andreia Guerra, José Claudio Reis, Marco Antonio Barbosa Braga
 
v. 25, n. 3 (2008) O papel dos livors didáticos franceses do século XIX na construção de uma concepção dogmática-instrumental do ensino de Física Resumo  PDF
Marco Antonio Barbosa Braga, Andreia Guerra, José Claudio Reis
 
v. 26, n. 1 (2009) O uso didático da história da ciência após a implementação dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM): Um estudo a partir de relatos de experiências pedagógicas publicadas em periodicos nacionais especializados em ensino d Resumo  PDF
Fábio Luís Alves Pena, Aurino Ribeiro Filho
 
v. 25, n. 3 (2008) Dois pesos e duas medidas: uma proposta para discutir a natureza do sistema de unidades de medida na sala de aula Resumo  PDF
Lidiany C. de O. Godoi, Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
 
v. 32, n. 1 (2015) Heisenberg Resumo  PDF/A
Adílio Jorge Marques
 
v. 26, n. 1 (2009) Galileo e a defesa da cosmologia copernicana: a sua visão do universo Resumo  PDF
Júlio César Penereiro
 
v. 25, n. 2 (2008) A distribuição normal e o Quincunx Resumo  PDF
Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Riama Gouveia Pereira, Margareth Yuri Takeuchi
 
1 a 31 de 31 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"