A inserção de disciplinas de conteúdo histórico-filosófico no currículo dos cursos de licenciatura em Física e em Química da UFRN: uma análise comparativa

Autores

  • Giulliano José Segundo Alves Pereira Instituto Padre Miguelinho Natal – RN
  • André Ferrer P. Ferrer Departamento de Educação – UFRN Natal – RN

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n1p229

Resumo

Este trabalho apresenta os principais resultados de um estudo de natureza qualitativa que teve como objetivo analisar a estrutura curricular dos cursos de licenciatura em física e em química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no que se refere à inserção de disciplinas de conteúdo histórico e filosófico. Procurando estabelecer relações entre os modelos adotados pelas licenciaturas, o que justifica o caráter comparativo do estudo, foram analisados, para cada curso, o projeto político-pedagógico, o programa e os demais materiais utilizados na disciplina. Realizou-se, também, a observação das aulas e, em seguida, uma entrevista semiestruturada com os professores responsáveis por elas. Os resultados mostram certa distinção entre as licenciaturas quanto à inserção da disciplina, principalmente no que se refere aos enfoques teórico-metodológicos assumidos pelos professores no trabalho com os conteúdos e no que diz respeito ao papel desempenhado pela disciplina na estrutura curricular. Há, por outro lado, pontos convergentes, notadamente quanto à formação e ao histórico dos professores formadores, assim como em relação aos modelos de formação subjacentes à estrutura curricular dos cursos. Concluímos que o conhecimento mútuo dos diferentes modelos de inserção de disciplinas de conteúdo histórico e filosófico nas licenciaturas de física e química da UFRN pode contribuir para futuras reformulações curriculares, no sentido do estabelecimento de opções claras e conscientes acerca do lugar dessas disciplinas nos respectivos cursos. Consideramos, ainda, que este trabalho pode auxiliar na reflexão acerca do papel dessa temática nos cursos de formação inicial de professores, de um modo geral.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Como Citar

Pereira, G. J. S. A., & Ferrer, A. F. P. (2011). A inserção de disciplinas de conteúdo histórico-filosófico no currículo dos cursos de licenciatura em Física e em Química da UFRN: uma análise comparativa. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 28(1), 229–258. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n1p229

Edição

Seção

Formação inicial e continuada do professor de Física