Educação em ciências como campo político: Disputas atuais por projetos curriculares

Autores

  • Flavia Rezende Programa de Pós-graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p330

Resumo

Educação em ciências como campo político: Disputas atuais por projetos curriculares

Biografia do Autor

Flavia Rezende, Programa de Pós-graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, UFRGS

Licenciada em Física pela UFRJ, em 1980, atuou no ensino médio público e privado por 10 anos. Concluiu o mestrado em Educação pela UFRJ, em 1988, e o Doutorado em Educação pela PUC-Rio, em 1996. Em 1997, ingressou no NUTES-UFRJ, tendo atuado como vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências e Saúde por 10 anos e como coordenadora no período 2010-2011.

Referências

BAZZUL, J. Neoliberal ideology, global capitalismo, and Science education: engaging the quetion of subjectivity. Cultural Studies of Science Education, 7, p. 1001-1020, 2012.

CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M.; PRAIA, J.; VILCHES, A. (2005). A necessária renovação do ensino das ciências. SP: Cortez Editora.

LOPES, A. C. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, v. 39, p. 7-23, 2013.

MACEDO, E. Currículo e conhecimento: abordagens entre educação e ensino. Cadernos de pesquisa, v. 42, n. 147, p. 716-737, 2012.

MOURA, C. O ensino de ciências e a justiça social – questões para o debate. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 1-7, 2019.

MORTIMER, E. F.; SANTOS, W. L. P. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 191-218, 2009.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio – Pesq. em Ed. em Ciências, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2002.

SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-492, 2007.

SANTOS, W. L. P. Scientific literacy: a Freirean perspective as a radical view of humanistic science education, Science Education, v. 93, p. 361-382, 2009.

SANTOS, R. A.; AULER, D. Práticas educativas CTS: busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na sociedade. Ciência & Educação, v. 25, n. 2, p. 485-503, 2019.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Rezende, F. (2019). Educação em ciências como campo político: Disputas atuais por projetos curriculares. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(2), 330–336. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p330

Edição

Seção

Editorial