Publicações sobre o ensino de Física Moderna: relações construídas entre Artes e Física

Autores

  • Aline dos Santos Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • José Claudio de Oliveira Reis Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Sheila Cristina Ribeiro Rego Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p366

Resumo

A disciplina de Física ser considerada como uma das mais difíceis em relação à compreensão por parte dos alunos não é novidade em pesquisas educacionais. Essa dificuldade é ampliada quando a Física Moderna entra em cena, devido ao seu elevado grau de abstração. Relacionar a Arte com a Física se mostra como uma boa alternativa para esse problema. Com a intenção de compreender mais sobre a conexão entre Artes e Física, realizamos uma pesquisa bibliográfica a fim de verificar de que modo elas podem se relacionar no ensino de Física Moderna, constatando que, na maioria dos casos, a Arte é utilizada como ferramenta facilitadora no ensino dos conceitos presentes na Física Moderna.

Biografia do Autor

Aline dos Santos Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Mestra em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), é professora na rede particular de ensino e possui especialização em Educação a Distância pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

José Claudio de Oliveira Reis, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), é professor adjunto do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professor do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e orientador pedagógico da Escola Parque.

Sheila Cristina Ribeiro Rego, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é professora adjunta de Física no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), atuando na graduação em Engenharia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE).

Referências

ALCANTARA, M. C.; BRAGA, M.; COSTA, M. F. S. Espelhos, lentes e pintura: Uma proposta de atividade baseada na obra de David Hockney. Física na Escola, v. 15, n. 1, 2017.

ANDRADE, R. R. D. de; NASCIMENTO, R. S.; GERMANO, M. G. Influências da teoria da relatividade na obra de Salvador Dalí. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVI, 2005, Rio de Janeiro. Atas...

ANDRADE, R. R. D. de; NASCIMENTO, R. S.; GERMANO, M. G. Influências da Física moderna na obra de Salvador Dalí. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 3, p. 400-423, dez. 2007.

BARBOSA-LIMA, M. C.; QUEIROZ, G.; SANTIAGO, R. Ciência e arte: Vermeer, Huygens e Leeuwenhoek. Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007.

BARJA, P. R. Poesia e física: multiplicando a beleza das coisas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XX, 2013, São Paulo. Atas...

CACHAPUZ, A. F. Arte e Ciência no ensino das ciências. Interacções, n. 31, p. 95-106, 2014.

CARUSO, F.; FREITAS, N. de. Física Moderna no Ensino Médio: o espaço-tempo de Einstein em tirinhas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 2, p. 355-366, ago. 2009.

CARVALHO, S. H. M. de; ZANETIC, J. Ciência e Arte, Razão e Imaginação: um projeto de ensino de física moderna para alunos do ensino médio. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVI, 2005, Rio de Janeiro. Atas...

EICHLER, T. Z. N.; EICHLER, M. L. A rede social Pinterest e a curadoria na educação científica: O exemplo do surrealismo de Dalí. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI, 2017, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Atas...

FERNANDES, R. F. A. M.; PIRES, F. F.; FORATO, T. C. M.; SILVA, J. A. da Pinturas de Salvador Dalí para introduzir conceitos de Mecânica Quântica no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 509-529, ago. 2017.

GALILI, I. On the Power of Fine Arts Pictorial Imagery in Science Education. Science & Education, v. 22, p. 1911-1938, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2002. 176 p.

GOMES, E. F.; PIASSI, L. P.; FERNANDES, J. Perspectivas socioculturais no uso da canção no ensino de física: utilizando o rock para debater questões inerentes às missões espaciais e aos paradoxos temporais. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XX, 2013, São Paulo.

GOMES, E. F.; PIASSI, L. P. C. Ciência, mídia e educação: possíveis confluências no ensino de física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XXI, 2015, Uberlândia.

GOMES, T. C.; GIORGI, C. A. G. Di; RABONI, P. C. A. Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 4, p. 4402, 2011.

GUERRA, A.; BRAGA, M.; REIS, J. C. Teoria da relatividade restrita e geral no programa de mecânica do ensino médio: uma possível abordagem. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 4, p. 575-583, 2007.

MACHADO, D.I.; NARDI, R. Avaliação do ensino e aprendizagem de física moderna e contemporânea no ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IV, 2003, Toledo, PR.

MENEZES, A. M. S.; MORAES, A. G. Física e Literatura: intersecções possíveis em sala de aula. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVIII, 2009, Vitória, ES.

MONTEIRO, M.A.; NARDI, R.; BASTOS FILHO, J.B. Dificuldades dos professores em introduzir a física moderna no ensino médio: a necessidade de superação da racionalidade técnica nos processos formativos. In: NARDI, R. (Org). Ensino de ciências e matemática, I: temas sobre a formação de professores. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 258 p. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/g5q2h/pdf/nardi9788579830044-10.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.

NORY, R. M.; ZANETIC, J. O teatro e a física: a cena que não entra em sala. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVI, 2005, Rio de Janeiro.

NUNES, A. L.; TEIXEIRA, G. A. Ciência e Arte: Razão e Sensibilidade. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XVII, 2007, São Luís, MA.

OLIVEIRA, F. F. de; VIANNA, D. M.; GERBASSI, R.S. Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 3, p. 447-454, 2007.

OLIVEIRA, L. M. Estabelecendo o diálogo entre as duas culturas: imaginação e criatividade aliadas ao ensino de física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XXI, 2015, Uberlândia, MG.

OLIVEIRA, L. M.; GOMES, M. L. A. Einstein e a Relatividade entram em cena: diálogos sobre o teatro na escola e um ensino de Física criativo. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 943-961, dez. 2016.

PINTO, A. C.; ZANETIC, J. É possível levar a Física Quântica para o Ensino Médio? Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 16, n. 1, p. 7-34, abr. 1999.

RAMOS, J. E. F.; PIASSI, L. P. O insólito e a física moderna: interfaces didáticas do conto fantástico. Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 163-180, 2017.

REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 13, (suplemento), p. 71-87, outubro 2006.

RICARDO, E. C.; FREIRE, J. C. A. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 251-266, 2007.

ROSSI, P. Coisas jamais vistas. In: ROSSI, P. (Org). O nascimento da Ciência Moderna na Europa. São Paulo: EDUSC, 2001.

SANTOS, G. L.; TEIXEIRA, R. R. P. Ciência, cinema e macacos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XX, 2013, São Paulo.

SNOW, C. P. As duas culturas e uma segunda leitura. São Paulo: Edusp, 1995. 128 p.

SOUZA, A. R. de; NEVES, L. A. S. O livro paradidático no ensino de Física – uma análise fabular, científica e metafórica da obra Alice no País do Quantum: A Física Quântica ao alcance de todos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 1145-1160, dez. 2016.

ZANETIC, J. Física e Arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, v. 17, n. 1. p. 49, jan./abr. 2006.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Silva, A. dos S., Reis, J. C. de O., & Rego, S. C. R. (2019). Publicações sobre o ensino de Física Moderna: relações construídas entre Artes e Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(2), 366–382. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p366

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física