O conhecimento pedagógico do conteúdo referente ao tema Natureza da Ciência na formação inicial de professores de Física

Autores

  • Boniek Venceslau da Cruz Silva Universidade Federal do Piauí http://orcid.org/0000-0002-1648-2652
  • André Ferrer P. Martins Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p735

Resumo

O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK, do inglês Pedagogical Content Knowledge) é um conhecimento desenvolvido ao longo da formação docente e no exercício de sua profissão, caracterizando-se como um conhecimento próprio do professor. Entendemos que o PCK pode ser uma ferramenta útil para a compreensão do como os professores desenvolvem estratégias didáticas para a discussão de aspectos da Natureza da Ciência (NdC) em sala de aula. Na nossa pesquisa, de natureza qualitativa, buscamos investigar como 9 (nove) futuros professores de Física e estudantes de uma universidade pública brasileira mobilizam seus PCK para o ensino de aspectos da Natureza da Ciência (PCK/NdC). Devido à natureza tácita do PCK, utilizamos várias formas de coleta de dados, como, por exemplo, questionários, entrevistas e diários de reflexão do participante. Os resultados obtidos nos permitiram perceber alguns elementos que facilitaram ou dificultaram a mobilização do PCK/NdC do grupo investigado. Por exemplo, a complexidade e o ineditismo destas temáticas nos cursos de formação de professores de Física apresentou-se como um fator que dificultou a produção de estratégias didáticas para o ensino de aspectos da NdC, causando receios nos futuros professores, principalmente, no que diz respeito às suas próprias imagens diante dos estudantes da Educação Básica ao receberem essas novas propostas. Atrelado a isso, o pouco conhecimento do contexto, ou seja, o lócus de trabalho dos professores, pois o grupo investigado não apresentava experiências didáticas na sala de aula, propriamente dita, dificultou a estruturação de conhecimentos de estratégias didáticas para o ensino de aspectos da NdC e, consequentemente, do PCK/NdC. A partir das análises realizadas, embora os licenciandos investigados ainda estejam na fase de amadurecimento dos seus PCK/NdC, sugerimos que os cursos de formação inicial direcionem outro olhar para a questão de como os licenciandos mobilizam os conhecimentos necessários para o ensino de conteúdos metacientíficos e, por consequência, seus PCK/NdC. Uma saída, emergente da nossa investigação, seria a inserção de mais práticas cooperativas e reflexivas na formação destes professores.

Biografia do Autor

Boniek Venceslau da Cruz Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor (2018) e Mestre (2010) em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Licenciado em Física (2005) pela mesma instituição. Foi professor de Física do Ensino Médio, no período de junho de 2003 à março de 2010, no estado do Rio Grande do Norte. Atualmente, na graduação, é professor do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, ministrando disciplinas do curso básico de Física e a disciplina de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. Na pós-graduação, é professor e orientador no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Exerceu o cargo de coordenador de curso (2012-2013). Pela mesma instituição, colaborou na Licenciatura em Física, modalidade Ead (2010-2012), coordenando disciplinas da área de ensino de Física. É docente orientador da área de Ciências da Natureza no programa Residência Pedagógica da UFPI. Foi coordenador do Pibid-Ciências da Natureza (agosto de 2012 até julho de 2015 ). Pesquisa sobre os seguintes temas: Ensino de Ciências/Física e Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). Tem interesse, em especial, no ensino e aprendizagem de temas relacionados aos campos da História, Filosofia e Natureza da Ciência na sala de aula (Educação Básica e Ensino Superior). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ciência e Cultura do Piauí.

André Ferrer P. Martins, Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1990), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou estágio pós-doutoral na University of Leeds, no Reino Unido (out/2013-set/2014). Atualmente, é professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É membro da Comissão de Área de Pesquisa em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Comissão de Ética da UFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, pesquisando principalmente nos seguintes setores: ensino de ciências, ensino de física, filosofia e sociologia da ciência no ensino de ciências. Atuou, entre jan/2010 e jul/2013, como Coordenador Institucional do Programa PIBID na UFRN e, no biênio 2016-2017, como vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFRN). Interessa-se, particularmente, pelo conceito de tempo.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

Silva, B. V. da C., & Martins, A. F. P. (2019). O conhecimento pedagógico do conteúdo referente ao tema Natureza da Ciência na formação inicial de professores de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(3), 735–768. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p735

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência