Re-editando o trem de Galileu: uma versão economicamente viável

Autores

  • Deisy Piedade Munhos Lopes UNESP - São Paulo

Resumo

A montagem experimental conhecida como trem de Galileu que ilustra o princípio da independência dos movimentos é uma ferramenta didática muito atraente para o ensino de Cinemática, em particular no estudo da trajetória de um projétil. Assim, este artigo tem o objetivo de apresentar uma versão alternativa ao trem de Galileu, rebatizada como carro de Galileu . A característica desta versão é seu baixo custo, manuseio simples e construção com materiais facilmente encontrados no mercado. Usando este equipamento o professor poderá motivar os alunos a terem uma participação ativa nas aulas de Cinemática.

Biografia do Autor

Deisy Piedade Munhos Lopes, UNESP - São Paulo

Graduação em Fisica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1975), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Física São Carlos pela Universidade de São Paulo.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-08-25

Como Citar

Lopes, D. P. M. (2008). Re-editando o trem de Galileu: uma versão economicamente viável. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 24(1), 54–63. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6052

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)