A evolução do conhecimento profissional de professores: o caso do conhecimento prévio sobre a forma da terra

Autores

  • João Batista Siqueira Harres UNIVATES - Rio Grande do Sul

Resumo

Relata-se uma pesquisa sobre como um grupo de 103 professores de Ciências e Matemática, envolvidos em processos de formação inicial e continuada, manifestam-se e propõem ações com relação ao conhecimento prévio dos alunos. Analisa-se qualitativa e quantitativamente as concepções sobre aprendizagem, implícitas na consideração do conhecimento prévio dos estudantes sobre a forma da Terra e o potencial, para promoção de uma evolução conceitual das estratégias didáticas propostas para o caso. Os resultados mostram que o reconhecimento da existência do conhecimento prévio aumenta em função do estágio de formação, embora o mesmo não ocorra quanto às estratégias para evolução desse conhecimento pois essas caracterizam-se majoritariamente por uma pobreza didática . Discute-se, no final, as implicações para a formação inicial e continuada de professores.

Biografia do Autor

João Batista Siqueira Harres, UNIVATES - Rio Grande do Sul

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Como Citar

Harres, J. B. S. (2001). A evolução do conhecimento profissional de professores: o caso do conhecimento prévio sobre a forma da terra. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 18(3), 278–297. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6664

Edição

Seção

Artigos