É possível levar a física quântica para o ensino médio?

Autores

  • Alexandre Custódio Pinto USP - São Paulo
  • João Zanetic USP - São Paulo

Resumo

Visando refletir sobre a inserção da Física Quântica no ensino médio, este trabalho apresenta uma experiência educacional desenvolvida em uma escola da rede pública de ensino. A noção de Perfil Epistemológico, de Gaston Bachelard, é utilizada como referencial filosófico. Diferentes formas de expressão humana como a arte, a música e a pintura compõem uma estratégia de ensino que permite apresentar a Física como cultura, procurando despertar o interesse de um número maior de estudantes.

Biografia do Autor

João Zanetic, USP - São Paulo

Graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1967) , mestrado em Science Education Med pela University of London (1974) , mestrado em Física (SP - Capital) pela Universidade de São Paulo (1972) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1990).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Como Citar

Pinto, A. C., & Zanetic, J. (1999). É possível levar a física quântica para o ensino médio?. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 16(1), 7–34. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6873

Edição

Seção

Artigos