Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático

Autores

  • Jose de Pinho Alves Filho UFSC - Santa Catarina

Resumo

O laboratório didático de Física é algo que, historicamente, está presente de alguma forma nas discussões sobre ensino de Física. Dando continuidade a estas discussões, realizamos uma análise do laboratório didático de Física no ensino médio de formação geral, utilizando o conceito de transposição didática e de suas regras. Para isto efetuamos o resgate histórico de algumas propostas de laboratório didático, para identificar características comuns dessas abordagens. Uma de nossas conclusões é que, no processo de transposição didática o método experimental se transformou em objeto do saber a ensinar , introduzido através do laboratório didático, sem função precisa no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Jose de Pinho Alves Filho, UFSC - Santa Catarina

Graduação em Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), graduação em Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Educação: Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2000-01-01

Como Citar

Filho, J. de P. A. (2000). Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 17(2), 174–188. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9006

Edição

Seção

Artigos