Dois pesos e duas medidas: uma proposta para discutir a natureza do sistema de unidades de medida na sala de aula

Autores

  • Lidiany C. de O. Godoi UNICAMP - São Paulo
  • Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa FAPESP - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p523

Resumo

Sugerimos neste artigo um plano de ensino que, envolvendo um trabalho interdisciplinar, discuta a natureza do Sistema de Unidades de Medida. Por meio de dinâmicas de grupos, leitura e interpretação de textos históricos, poemas e ilustrações e também através de outras fontes, acreditamos ser possível mostrar que o sistema de unidades de medida adotado atualmente (SI) não é um dado natural, mas o resultado de um processo histórico de negociação de significados e, portanto, contingente das relações sociais. A partir da perspectiva dos Estudos Sociais da Ciência (ou Nova História e Sociologia do Conhecimento), apresentamos algumas discussões que envolveram a adoção do Sistema Decimal na França, bem como as dificuldades de sua posterior implementação no Brasil, expressa pela Revolta do Quebra-Quilos. Esperamos que as dinâmicas sugeridas neste trabalho possibilitem aos estudantes reconhecerem a si mesmos como participantes do processo de construção do conhecimento científico através da observação diária das mudanças que conferem novas feições a ele e também da tentativa de tornar mais significativo um tópico do currículo que, muitas vezes, é considerado desinteressante, enfadonho ou simples memorização de grandezas e de suas conversões.

Biografia do Autor

Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, FAPESP - São Paulo

Geóloga pela Universidade de São Paulo (1981), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1987), doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1992), todos na especialidade da História das Ciências.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2009-01-08

Como Citar

Godoi, L. C. de O., & Figueirôa, S. F. de M. (2009). Dois pesos e duas medidas: uma proposta para discutir a natureza do sistema de unidades de medida na sala de aula. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 25(3), 523–425. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p523

Edição

Seção

Artigos