Física quântica no ensino médio: o que dizem as pesquisas

Autores

  • André Coelho da Silva Licenciando em Física – Unicamp Campinas – SP
  • Maria José Pereira Monteiro de Almeida Universidade Faculdade de Educação – Unicamp Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino – gepCE Campinas – SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n3p624

Resumo

Com o intuito de verificar quais as contribuições da pesquisa em Ensino de Ciências e qual a natureza destas contribuições para que a Física Quântica possa ser trabalhada no Ensino Médio, revisamos artigos científicos que tratam do ensino da Física Quântica nesse nível de ensino. Ao todo, vinte e três trabalhos foram encontrados em periódicos nacionais e internacionais. Montamos cinco categorias a fim de separar os artigos de acordo com seus objetivos. Apesar de terem sido verificadas contribuições de diversas naturezas, apontamos para a necessidade da realização de mais trabalhos a fim de, sobretudo, apoiar o professor de Física do Ensino Médio. Afinal, ele é quem pode, de fato, mediar a inserção da Física Quântica na escola.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Como Citar

da Silva, A. C., & de Almeida, M. J. P. M. (2011). Física quântica no ensino médio: o que dizem as pesquisas. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 28(3), 624–652. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n3p624

Edição

Seção

Formação inicial e continuada do professor de Física