A escolha da carreira docente em Física: tensões e desafios

Autores

  • Marta Fernandes Garcia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Cubatão
  • Maria Cláudia Silva Batista Graduanda do curso de Licenciatura em Física, Instituto Federal de São Paulo, Campus Registro
  • Dirceu da Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p42

Resumo

O artigo analisa aspectos relacionados com a escolha da carreira docente em Física por estudantes de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Para a coleta de dados, foram aplicados 4 questionários com os objetivos de (1) delinear o perfil dos estudantes; (2) compreender as razões e influências na escolha do curso de Licenciatura em Física; (3) analisar as marcas na trajetória escolar que colaboraram para esta escolha e (4) identificar, na visão dos estudantes, as experiências de formação que têm contribuído para despertar/aumentar o desejo pela carreira docente em Física. Os dados foram submetidos à análise categorial temática. Os resultados evidenciam, entre outros, que a localização próxima à residência dos alunos e a escassez de cursos gratuitos na região têm forte relação com a escolha do curso. Menos da metade dos estudantes apontou ter escolhido o curso em decorrência da identificação com a Física e do desejo de lecionar. Ainda, um pouco mais da metade afirmou ter recebido algum tipo de influência na escolha do curso e demonstrou o desejo de lecionar após se formar.

Biografia do Autor

Marta Fernandes Garcia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Cubatão

Professora do Instituto Federal de São Paulo – IFSP, campus Cubatão. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UNICAMP.

Maria Cláudia Silva Batista, Graduanda do curso de Licenciatura em Física, Instituto Federal de São Paulo, Campus Registro

Graduanda do curso de Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, campus Registro. Bolsista de iniciação científica – PIBIFSP/2016.

Dirceu da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2018-04-25

Como Citar

Garcia, M. F., Batista, M. C. S., & Silva, D. da. (2018). A escolha da carreira docente em Física: tensões e desafios. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(1), 42–63. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p42

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física