A topografia da sala de aula online: reflexões a partir de uma experiência de pesquisa-formação com professores de ciências

Autores

  • Enadieliton dos Santos Licenciando do curso de Licenciatura em Física, Universidade Federal de Alagoas
  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p204

Resumo

A disciplina “Temas de física na pesquisa-formação de professores” foi ofertada na modalidade online, no segundo semestre de 2017, nos Programas de Pós-graduação (PPG) em Educação em Ciências e em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande. Além dos alunos desses PPG, participaram dessa disciplina, alunos e professores dos cursos de Física Licenciatura da Universidade Federal do Pampa e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bem como alunos do PPG em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL. Tal experiência reuniu 18 sujeitos que compuseram grupos e exploraram temas de Física na perspectiva da pesquisa-formação. Dado o perfil dos sujeitos e da proposta de construção de uma sala de aula interativa, emergiu o seguinte problema de pesquisa: Qual a topografia da sala de aula construída a partir das interações online no contexto da pesquisa-formação? Trata-se de uma investigação qualitativa, classificada como um estudo de interação por meio de dados escritos. Como recurso de análise, foi realizado o mapeamento das interações dos sujeitos. Dentre os módulos que compuseram esta disciplina, foi analisado apenas o módulo 5 intitulado “O cordel no ensino de Física”. A escolha se justificou pelo fato deste conter o fórum com o maior número de interações. Nesse movimento de pesquisa, analisamos seu desenho didático, material didático, a docência online e da topografia da sala de aula constituída a partir das interações dos sujeitos. Como resultados constatamos que apesar das intervenções que ocuparam a posição discente indicarem majoritariamente uma comunicação todos-todos, do desenho didático estar apoiado na flexibilidade e na interatividade do ciberespaço, bem como do material didático ter sido produzido de forma dialógica, multimidiática e hipertextual, as intervenções dos sujeitos que ocuparam a posição docente acabaram por centralizar as interações, resultando numa topografia intermediária entre a sala de aula tradicional e a sala de aula interativa.

Biografia do Autor

Enadieliton dos Santos, Licenciando do curso de Licenciatura em Física, Universidade Federal de Alagoas

Licenciando do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, aluno de iniciação científica vinculado ao Grupo de Estudos em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS).

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

É Licenciado em Física, Especialista em Mídias na Educação, Mestre e Doutor em Educação. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus de Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL. É líder do Grupo de Estudos em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS) e, dentro dessa perspectiva, desenvolve estudos no campo do Ensino de Ciências e da Formação de Professores. 

Referências

ALMEIDA, M. G. Importância da mediação pedagógica nos textos didáticos escritos para a educação a distância. In: MERCADO, L. P. (Org.). Fundamentos e práticas na educação a distância. Maceió: Edufal, 2009, p. 97-112.

ALMEIDA, M. G.; CAVALCANTE, P. S. Elementos de análise de textos didáticos escritos para a educação a distância. In: MERCADO, L. P. (Org.). Fundamentos e práticas na educação a distância. Maceió: Edufal, 2009, p. 53-66.

BELISÁRIO, A. O material didático na educação a distância e a constituição de propostas interativas. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012b. p. 137-148.

BLIKSTEIN, P.; ZUFFO, M. K. As sereias do ensino eletrônico. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012b. p. 25-40.

COSTA, C. J; MOTTA FILHO, L. G. Um modelo para a gestão da qualidade do material didático na educação a distância. In: MERCADO, L. P. (org.). Fundamentos e práticas na educação a distância. Maceió: Edufal, 2009, p. 67-82.

COSTA, C. J.; PARAGUAÇU, F. Possibilidades de coletas de dados para pesquisa no contexto da internet. In: COSTA, C. J.; MERCADO, L. P. (Orgs.). Pesquisa em educação online. Maceió: Edufal, 2011, p. 09-20.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOMES, L. F. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2011.

HECKLER, V. et al. O desenvolver metodológico na pesquisa-formação de professores da experimentação em ciências online. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10, 2013, Belém-PA. Anais... Belém-PA: UFPA/UNIREDE. 2013.

KOCH, I. V. Desvendando os segredos do texto. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

KUENZER, A. Z. Competência como práxis: os dilemas da relação entre teoria e prática na educação dos trabalhadores. Boletim técnico do SENAC, v. 29, n. 1, p. 16-27, 2018.

MACEDO, R. M. et al. Perfis bibliométrico e temático da produção científica disponível na SciELO relacionada ao hipertexto. Revista EDaPECI, v. 17, n. 03, p. 140-151, 2017.

MARCUSCHI, L. A. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem & Ensino, v. 4, n. 1, p. 79-111, 2001.

MORAN, J. M. Contribuições para a pedagogia da educação online. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012b. p. 41-52.

NUNES, A. Karla F.; LIMA, I. C. Hipertexto na visão de sentidos múltiplos no mundo tecnológico. Revista EDaPECI, v. 18, n. 1, p. 71-76, 2018.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

REZENDE, F.; COLA, C. S. D. Hipermídia na educação: flexibilidade cognitiva, interdisciplinaridade e complexidade. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 94-104, dez. 2004.

RIBEIRO, M. R.; SANTOS, E. Pesquisa-formação multirreferencial e com os cotidianos na cibercultura: tecendo a metodologia com um rigor outro. Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59, 2016.

SAMPIERI, R. H.; CALLADO, C. F.; LÚCIO, M. P. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, E. Educação online como dispositivo na ciberpesquisa-formação. Revista Tecnologias na Educação v. 20, 2017.

SANTOS, E.; SANTOS, W. J.; SILVA, I. P. Possibilidades didáticas do uso da literatura de cordel para o ensino de física. Material didático do módulo 5 – Cordel no ensino de física. Disciplina Temas de Física na pesquisa-formação de professores. Programa de pós-graduação em educação em ciências. Programa de pós-graduação em ensino de física. Universidade Federal do Rio Grande. Segundo semestre, 2017.

SANTOS, E.; SILVA, M. O desenho didático interativo na educação online. Revista Iberoamericana de educación, v. 49, p. 267-287, 2009.

SILVA, A. L. S.; FIGUEIREDO, L. K. Do texto ao hipertexto: reflexões acerca da leitura de jornais impressos e digitais na sala de aula. Revista EDaPECI, v. 13, n. 3, p. 391-402, 2013.

SILVA, I. P.; LESSA, R. K.; MERCADO, L. P. Mediação pedagógica em fóruns de discussão no contexto da experiência do estágio de docência online. Revista EDaPECI, v. 15, n. 1, p. 30-56, 2015.

SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012a.

SILVA, M. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012b. p. 53-76.

Downloads

Publicado

2019-05-13

Como Citar

Santos, E. dos, & Silva, I. P. da. (2019). A topografia da sala de aula online: reflexões a partir de uma experiência de pesquisa-formação com professores de ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(1), 204–223. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p204

Edição

Seção

Formação inicial e continuada do professor de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)