A introdução de temas em aulas de física: utilização das concepções prévias nos modelos de mudança conceitual e perfil conceitual

Autores

  • Iankie Gabriel Milani Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná
  • Luiz Henrique Martins Arthury Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Jaraguá do Sul https://orcid.org/0000-0003-2666-9733

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p414

Resumo

Visando contribuir com as discussões relativas ao construtivismo no Ensino de Ciências, apresentamos e discutimos os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar possíveis relações entre os modos como os professores de Física utilizam as concepções prévias dos estudantes durante a introdução de temas, e os objetivos de aprendizagem propostos por esses professores, com foco nos modelos de mudança conceitual e perfil conceitual. Por meio de entrevista, avaliamos as respostas de quatro professores, onde levantamos suas percepções em relação aos objetivos conceituais de se ensinar Física, concluindo que esses professores têm uma afinidade como o conceito de perfil conceitual.

Biografia do Autor

Iankie Gabriel Milani, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Jaraguá do Sul (IFSC-JAR). Realizou estágio nos laboratórios didáticos de Física e monitoria de Física na mesma instituição. Participou de projetos de extensão voltados ao Ensino de Física e Astronomia, e direcionado à capacitação de professores e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Luiz Henrique Martins Arthury, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Jaraguá do Sul

É formado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela mesma instituição, com trabalhos sobre visões epistemológicas na astrofísica e cosmologia. É professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Jaraguá do Sul, tendo experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em História e Filosofia da Ciência e Física Moderna. Possui interesse e trabalhos de pesquisa sobre o desenvolvimento da ciência, seus modos de produção de conhecimento e seu ensino.

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Publicado

2019-08-28

Como Citar

Milani, I. G., & Arthury, L. H. M. (2019). A introdução de temas em aulas de física: utilização das concepções prévias nos modelos de mudança conceitual e perfil conceitual. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(2), 414–430. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p414

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física