As cores da bandeira brasileira em diferentes cenários de iluminação

Autores

  • Lenizia Ferreira Silva Bolsista do Programa de Educação Tutorial da Licenciatura em Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande, Campus João Câmara http://orcid.org/0000-0001-6838-5777
  • Raimundo Nonato de Medeiros Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande, Campus João Câmara

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p603

Resumo

Objetivando esclarecer conceitos relativos à Óptica e suas metodologias de ensino, sobretudo, acerca da percepção dos objetos quando iluminados com fontes de luz em determinadas cores ou faixas do espectro luminoso, desenvolveu-se uma análise centrada na problemática da percepção visual das cores da bandeira brasileira, considerando diferentes cenários de iluminação. Essa questão, habitualmente aplicada no cotidiano dos docentes, apresentou respostas conflitantes em algumas ferramentas relevantes no ensino-aprendizagem da Física. As ferramentas, pelas quais foram obtidos tais resultados, contemplam livros didáticos da disciplina de Física do Ensino Médio; uma das provas de seleção do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (2015), da Sociedade Brasileira de Física – SBF; bem como, simulações digitais concebidas no software Cores – Óptica, pertencente ao projeto Acessa Física. Como proposição para dirimir as dúvidas identificadas durante a comparação desses recursos, no contexto do Programa de Educação Tutorial – PET, adotou-se a experimentação, por meio de uma prática com materiais simples e acessíveis. Os resultados demonstraram a importância dos experimentos, como forma de elucidar conceitos contundentes, aprofundando a análise da questão discutida e promovendo uma nova perspectiva para o estudo das cores.

Biografia do Autor

Lenizia Ferreira Silva, Bolsista do Programa de Educação Tutorial da Licenciatura em Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande, Campus João Câmara

Graduanda em licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande, Campus João Câmara. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, PIBID e PET.

Raimundo Nonato de Medeiros Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande, Campus João Câmara

Possui licenciatura em Física, especialização em gestão e organização escolar e mestrado em Engenharia de Petróleo e Gás. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e tutor do grupo PET FÍSICA, Campus João Câmara.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Silva, L. F., & de Medeiros Júnior, R. N. (2017). As cores da bandeira brasileira em diferentes cenários de iluminação. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(2), 603–620. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p603

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física