A prática de ensino nas licenciaturas e a pesquisa em ensino de ciências: Questões atuais

Autores

  • Martha Marandino USP - São Paulo

Resumo

Este trabalho tem por função discutir os desafios que se colocam hoje para a disciplina de Prática de Ensino nas diferentes áreas das Ciências Naturais, como a Biologia, a Física e a Química, tendo por base a pesquisa em Ensino de Ciências. Procuramos, a partir de análise bibliográfica, discutir as especificidades desta disciplina frente às questões que permeiam os campos da Educação de forma ampla e do Ensino de Ciências. Foi intenção também contextualizar a Prática de Ensino no bojo da atual legislação e do debate sobre as Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores. Um panorama da pesquisa em Ensino de Ciências foi apresentado, buscando analisar as tendências presentes nesta área que possuem implicações diretas na formação de professores. Com base nos aspectos desenvolvidos nos itens anteriores, finalizamos o texto apresentando alguns elementos considerados fundamentais para o trabalho nas disciplinas de Prática de Ensino das diferentes áreas das Ciências Naturais hoje. Entre eles destacamos: a) os (des)caminhos das pesquisas sobre concepções espontâneas e mudança conceitual e as novas perspectivas de pesquisa em aprendizagem em ciências; b) as discussões sobre o papel do experimento no ensino de ciências; c) a importância da divulgação científica e dos espaços não formais de educação em ciências; e d) a articulação entre a pesquisa em educação e a pesquisa em ensino de ciências.

Biografia do Autor

Martha Marandino, USP - São Paulo

Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1987), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Marandino, M. (2003). A prática de ensino nas licenciaturas e a pesquisa em ensino de ciências: Questões atuais. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 20(2), 168–193. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6544

Edição

Seção

Artigos