Radioastronomia: noções iniciais para o ensino médio e fundamental como ilustração de aula

Autores

  • Cleiton Joni Benetti Lattari FEMA - São Paulo
  • Rute Helena Trevisan UEL - Paraná

Resumo

A Radioastronomia, por ser uma ciência recente, muito pouco ou nada é discutida no nível do Ensino Fundamental e Médio, ou sobre suas aplicações e importância no desenvolvimento científico e tecnológico. Considerando que a bibliografia sobre o assunto é praticamente inexistente, este trabalho pretende ressaltar, de forma didática, algumas das características mais importantes da radioastronomia para atualização do professor. Além disto, apresenta uma prática de fácil manipulação para ser realizada em sala de aula, para que seja utilizada como ilustração das aulas de ondulatória na disciplina de Física do Ensino Médio, ou mesmo no conteúdo de Ciências, nas últimas séries do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Cleiton Joni Benetti Lattari, FEMA - São Paulo

Graduação em Física pela Faculdade Oswaldo Cruz (1985) e mestrado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Rute Helena Trevisan, UEL - Paraná

Graduação em Física (1974) e mestrado em Física (1979) pela Universidade Estadual de Campinas, e doutorado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1991).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Como Citar

Lattari, C. J. B., & Trevisan, R. H. (2001). Radioastronomia: noções iniciais para o ensino médio e fundamental como ilustração de aula. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 18(2), 229–239. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6682

Edição

Seção

Artigos