Saberes docentes para o ensino da escrita: estudo comparativo entre estudantes do curso de pedagogia

Autores

  • Rejane Maria de Almeida Trisotto Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2011v8n1p115

Resumo

O presente artigo se inscreve no âmbito da pesquisa Saberes Docentes e Formação de professores para o Ensino da Escrita, do Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação (LEDUC), da Faculdade de Educação da UFRJ, e é resultado de uma investigação em andamento que objetiva construir indicativos para sistematizar os saberes docentes necessários para o ensino da escrita entre estudantes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras. Os estudos preliminares destacam duas categorias: saberes gerais, e saberes específicos para formação do pedagogo que é o primeiro a trabalhar com o ensino da escrita na escola.


Biografia do Autor

Rejane Maria de Almeida Trisotto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora no programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Mestre na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), graduada em Pedagogia e Especialista em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Experiência na área de Educação como docente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente atua no Ensino Superior com formação de professores nas áreas de Didática e Prática de Ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além de Coordenar os Estágios do Curso de Pedagogia da UFRJ.Compõe o grupo de Pesquisa sobre Saberes docentes para o ensino da escrita, do Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação (LEDUC)

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Publicado

2011-04-18