Ingleses dentro e fora da escola pública: práticas locais em língua adicional

Autores

  • Igor Gadioli UFS - São Cristóvão

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n4p271

Resumo

Práticas de ensino/aprendizagem de Inglês no Ensino Médio da escola pública são frequentemente orientadas para demandas do vestibular, do mercado de trabalho e dos modelos linguísticos de “falantes nativos”. Tais perspectivas tornam-se meramente utilitárias ao ignorarem necessidades e expectativas locais dos estudantes. Nesse contexto, usos alternativos do idioma dentro e fora da escola, por meio de casas seguras (CANAGARAJAH, 2004), dão vazão a propósitos ideológicos dos alunos. Esses usos produzem variantes linguísticas inovadoras, que no caso do inglês podem ser chamadas de ingleses (MOITA LOPES, 2008). As atuações linguísticas inventivas e as implicações que elas têm para a trajetória social dos usuários sugerem uma reconsideração das diretrizes escolares para o ensino de línguas adicionais.

Biografia do Autor

Igor Gadioli, UFS - São Cristóvão

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Publicado

2013-12-20