A orientação axiológica sobre a atuação do professor de língua portuguesa: uma reflexão sobre o discurso da desatualização docente

Autores

  • Nivea Rohling Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2014v11n2p138

Palavras-chave:

formação inicial de professor, desatualização docente, análise dialógica do discurso

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de produções discursivas de licenciandos de um curso de Letras-Português-EaD de uma universidade pública federal do sul do Brasil no que se refere à atuação do professor de Língua Portuguesa. A fundamentação teórico-metodológica insere-se nos estudos do Discurso do Círculo de Bakhtin. Os dados da pesquisa compõem-se de: 106 fóruns de discussão; 59 enunciados de atividades avaliativas, postados no ambiente virtual de ensino e aprendizagem no período de 2007 a 2011; e dados gerados por meio de um questionário, respondido por 61 licenciandos. A análise evidenciou um movimento dialógico de assimilação do discurso da desatualização docente na prática do professor como também um movimento dialógico de refutação a tais discursos.

Biografia do Autor

Nivea Rohling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Curitiba

Mestre e Doutora em Linguística pela UFSC. Docente do Departamento de Comunicação e Expressão da UTFR.

Downloads

Publicado

2014-02-05

Edição

Seção

Artigo