O papel da recursividade no desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores: um estudo experimental na aquisição do português brasileiro

Autores

  • Luciana Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, BR
  • Ana Paula da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, BR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2014v11n3p340

Resumo

Neste estudo, de base experimental, focaliza-se a relação entre o desenvolvimento linguístico e a compreensão de tarefas-padrão de Crenças Falsas (CFs) de 1ª ordem por crianças em processo de aquisição do Português Brasileiro (PB). Investiga-se em que medida o domínio de estruturas específicas da língua, como a sintaxe de complementação, afeta a condução desse tipo de raciocínio por crianças de 3-4 anos, conforme proposta de de Villiers (2004, 2005 e 2007). Adota-se uma concepção minimalista de língua (CHOMSKY, 1995-2001), aliada à hipótese de Bootstrapping Sintático (GLEITMAN, 1990). Reportam-se resultados de uma atividade experimental constituída de 3 pré-testes e de uma tarefa clássica de CF de mudança de localização, aplicados a crianças de 3-4 e 5-6 anos de idade. Os resultados sustentam a hipótese de que a sintaxe de complementação não é condição suficiente para que o domínio de CFs se estabeleça.

Biografia do Autor

Luciana Teixeira, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, BR

Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF

Ana Paula da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, BR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF

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Publicado

2014-09-20