Estratégias de progressão referencial em textos de alunos do PARFOR

Autores

  • Antônia Alves Pereira UFPA/ UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2015v12n1p568

Palavras-chave:

Progressão referencial, Aluno, Ensino, Texto

Resumo

Este artigo discute estratégias de progressão referencial usadas por alunos de Letras-Língua Portuguesa do programa PARFOR. Abordamos a questão do ponto de vista sociocognitivo. Partimos de algumas questões sobre referenciação surgidas no seio da literatura especializada,dentre elas, a concepção de referente que nos leva a discussão sobre língua sistema vs.língua interação. Na sequência, identificamos como esses alunos/professores faziam evoluir o referente ao longo de seus textos. Nossa pesquisa revelou que muitas estratégias por eles adotadas são próximas daquelas utilizadas em texto de natureza não formal, isto é, não fazem parte do gênero acadêmico.

 

Biografia do Autor

Antônia Alves Pereira, UFPA/ UNICAMP

Graduada em Letras (UFPA), Mestrado em Letras (UFPA), Doutorado em Linguística (UNICAMP) e Pós-doutorado na área de linguística em andamento (UNICAMP)

Downloads

Publicado

2015-07-12

Edição

Seção

Artigo