Concepções de análise linguística na formação inicial de professor de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2015v12n3p827Resumo
Este artigo tematiza as concepções de prática de análise linguística, materializadas em atividades elaboradas por licenciandos de um curso de Letras Português-Inglês em uma universidade pública no sul do Brasil. Os enunciados analisados constituem-se de 08 (oito) conjuntos de atividades de análise linguística, elaborados por ocasião de escrita de projeto de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa. A fundamentação teórico-metodológica embasou-se nos estudos teóricos que iniciaram a reflexão sobre análise linguística e ensino no Brasil na década de 1980 (GERALDI, 1984; 1997; FRANCHI, 1991), bem como se orientou pelas recentes pesquisas na área (MENDONÇA, 2006; REINALDO; BEZERRA, 2013). A análise evidenciou uma concepção de análise linguística que preconiza a linguagem em uso e uma perspectiva mais reflexiva da língua. No entanto, o discurso da tradição em ensino de língua portuguesa mostrou-se saliente em algumas atividades elaboradas pelos licenciandos. Dessa forma, o estudo aponta não só um movimento de prospecção, mas também de retroação, visto que é possível constatar um processo de assimilação das novas demandas de ensino da língua na escola, e, ao mesmo tempo, se faz presente a reprodução de modelos e práticas gramaticais tradicionais.
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