A repressão policial como choque moral: uma análise de narrativas de manifestantes de junho de 2013

Autores

  • Etyelle Pinheiro Araújo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Liana de Andrade Biar Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-8673-8668
  • Liliana Cabral Bastos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n3p2197

Resumo

Este artigo empreende, em perspectiva microinteracional, uma análise de narrativas (BASTOS; BIAR, 2015) produzidas por manifestantes das chamadas jornadas de junho de 2013. Focalizam-se especificamente os desenvolvimentos de tais manifestações no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2000), com uma dimensão autoetnográfica (REED-DANAHAY, 2001). Os dados foram gerados em entrevistas abertas com manifestantes presentes em ocupações que marcaram o período. Os resultados identificam a proeminência e a centralidade dos episódios de repressão policial nas narrativas sobre os protestos, permitindo a interpretação de que esses episódios: i) foram frequentemente compreendidos pelos manifestantes como “choque moral” (JASPER, 1997) que deu sentido e coesão às manifestações; e ii) tiveram papel importante na construção positiva de si elaborada pelos manifestantes (GOFFMAN, 1955), a partir principalmente da estratégia de distribuição de identidades polares (WOODWARD, 2000) para manifestantes e policiais.

Biografia do Autor

Etyelle Pinheiro Araújo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestra em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora da rede estadual do Rio de Janeiro e do Colégio Pedro II.

Liana de Andrade Biar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de sociolinguística, análise narrativa e análise de discurso.

Liliana Cabral Bastos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem do Departanento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Publicado

2017-09-25

Edição

Seção

Artigo