Os efeitos da falta, do excesso e do estranhamento nos discursos sobre a língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14nespp2537

Resumo

Nesta pesquisa, ancorada nos estudos do Discurso de linha francesa, propomos analisar como os alunos da licenciatura em Letras, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mobilizam seus discursos sobre a Língua Portuguesa. O corpus foi recolhido num período de nove anos, sempre no primeiro dia de aula dos acadêmicos, quando os mesmos foram convidados a escrever sobre o motivo de terem escolhido cursar Letras. Através desse tema, a questão ideológica, as relações de força e os efeitos de sentido presentes nesses dizeres serão observados acionando três conceitos-chave estudados por Ernst (2011): a falta, o excesso e o estranhamento. Assim, a partir das marcas deixadas nos discursos desses universitários e das suas identificações com determinadas formações discursivas, serão mobilizados gestos de interpretação que nos permitirão analisar os modos de dizer e não-dizer sobre/na língua, enfim, como são produzidos os efeitos de sentidos nesses discursos específicos.

Biografia do Autor

Rosely Diniz da Silva Machado, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Rosely Diniz da Silva Machado possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Universidade Católica de Pelotas(UCPel) e Doutorado em Teorias do Texto e do Discurso, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Letras e Artes (ILA); coordenadora do PIBID de Língua Portuguesa na FURG. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Análise de Discurso, abordando os seguintes temas: texto, leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa. 

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Publicado

2017-11-24