Verbos dicendi na notícia: pontos de um continuum argumentativo na construção da intertextualidade

Autores

  • Alcione Tereza Corbari Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Quézia Cavalheiro M. Ramos Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2018v15n1p2903

Resumo

Este artigo versa sobre a intertextualidade explícita e tem como objetivo investigar como os verbos dicendi, responsáveis por introduzir o discurso de outrem, contribuem para construir uma linha argumentativa na notícia. Propõe-se uma análise comparativa de duas notícias a partir do paradigma interpretativo-qualitativo. Toma-se como corpus duas notícias que abordam um mesmo acontecimento, publicadas em dois veículos midiáticos. Partindo da base teórica que considera a argumentação como característica inerente ao uso da linguagem, observou-se que os verbos dicendi são empregados num continuum argumentativo, que vai de uma posição menos marcada para uma posição mais marcada argumentativamente, e retratam estratégias que direcionam a interpretação do leitor a respeito dos fatos noticiados e mesmo a respeito do veículo que publica a notícia.

Biografia do Autor

Alcione Tereza Corbari, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Letras e Doutora em Letras e Linguística. Professora Adjunta do Curso de Letras da Unioeste, campus de Cascavel.

Quézia Cavalheiro M. Ramos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Aluna de especialização em Língua Inglesa da Unioeste e aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Letras dessa mesma universidade. É professora de Português, Espanhol e Inglês.

Downloads

Publicado

2018-04-09

Edição

Seção

Artigo