A categoria tempo na aquisição do português escrito como L2 por surdos

Autores

  • Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB https://orcid.org/0000-0003-1524-8386
  • Marcelo Meira Alves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n4p4057

Resumo

O presente estudo tem como objeto a categoria Tempo na aquisição do Português Brasileiro escrito por surdos. Para esta investigação, fundamentamo-nos na teoria gerativista, admitindo a hipótese inatista de aquisição da linguagem. No âmbito da aquisição de L2, assumimos a hipótese de acesso indireto à Gramática Universal (GU). Nosso corpus se constitui de amostras naturalísticas – textos produzidos em ambiente escolar. Os resultados indicam ocorrência, na interlíngua estudada, de operadores temporais específicos da Libras – os itens lexicais passado e futuro e advérbios. Marcando Tempo passado, observou-se ocorrência de operador lexical em casos de verbos com Aspecto não pontual e a dispensa desse em casos de verbos com Aspecto perfectivo, como ocorre na Libras, conforme estudo de Silva (2015) e Silva e Lessa-de-Oliveira (2016), o que caracteriza acesso indireto à GU no processo de aquisição da L2. As produções escritas também apresentaram flexão temporal conforme o Português Brasileiro e a realização de verbos auxiliares marcando Tempo futuro.

Biografia do Autor

Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Linguística pela Unicamp, Professora Titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pesquisadora das áreas de Sintaxe Gerativa e Aquisição da Linguagem, com concentração nos temas: estudos sobre a gramática da Libras e aquisição da Libras e Português escrito por surdos, criadora do sistema de escrita para línguas de sinais SEL.

Marcelo Meira Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB; Especialista em Educação Especial: ensino do aluno com deficiência auditiva pelo Centro Universitário Claretiano.

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigo