A construção do humor pela polifonia e intertextualidade no vídeo "É pau, é pedra"

Autores

  • Fernanda Trombini Rahmen Cassim Universidade Estadual de Maringá - FUNCPAR (Grupo de Pesquisas Funcionalistas do Norte/Noroeste do Paraná)
  • Bruno Franceschini Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020v17n1p4398

Resumo

Este artigo, pautado nos estudos de Bakhtin (2002) e de Ducrot (1987) teve como objetivo analisar a construção do humor por meio da polifonia e da intertextualidade no vídeo “É pau, é pedra”, do canal Porta dos Fundos. Por meio da análise do jogo argumentativo que se dá entre os personagens, compreensível no universo do humor, analisa-se a escala argumentativa dada pelos interlocutores, a qual traz a polifonia do texto: vozes que ora representam o desejo de virilidade, ora representam outros desejos sociais. O entrecruzamento de vozes ocorre em uma construção de exclusão: são questões impossíveis de serem conciliadas, pressupondo um diálogo que prevê preferências. O tamanho do pênis, nesse caso, representa a obsessão pelo papel viril. A intertextualidade inclui e exclui os leitores/telespectadores, fazendo referências intertextuais específicas. Assim como a polifonia, a intertextualidade é também geradora de humor no texto.

Biografia do Autor

Fernanda Trombini Rahmen Cassim, Universidade Estadual de Maringá - FUNCPAR (Grupo de Pesquisas Funcionalistas do Norte/Noroeste do Paraná)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Realiza pesquisas na área da Descrição Linguística, estudando a Teoria da Estrutura Retórica do Texto, e participa do grupo FUNCPAR (Grupo de Pesquisas Funcionalistas do Norte/Noroeste do Paraná).

Bruno Franceschini, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão – no curso de Letras e também no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem nesta mesma instituição.

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Publicado

2020-04-29

Edição

Seção

Artigo