“Bordas fluidas e dinâmicas" entre a inovação e tradicionalismo no ensino da Língua Portuguesa

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2014v11n4p474

Resumo

Este artigo, norteado pelo arcabouço teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, tem como objetivo apresentar um relato de experiência de uma professora que por mais de vinte anos, em sua prática de sala de aula, acionou gestos didáticos direcionados para o ensino da gramática normativa, decorrentes de concepções tradicionalistas. Mas, com o objetivo de colocar em prática as orientações oficiais (PCNs e Diretrizes Estaduais), a professora centrou-se em transformar suas concepções de linguagem e de ensino da língua, o que por consequência promoveu modificações de alguns de seus gestos e, principalmente, criação de gestos didáticos inovadores.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho

Professora do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisado do Grupo de Pesquisa Leitura e Ensino (CNPQ/UENP).

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Publicado

2014-12-06

Edição

Seção

Artigo