"Misture-os e arrume problemas": a constituição do ethos discursivo feminino em uma campanha voltada ao público masculino
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n3p1385Resumo
Campanhas de produtos para homens são muitas vezes ilustradas com situações em que mulheres estão envolvidas. Assim, o objetivo deste artigo é investigar a constituição do ethos discursivo feminino em uma campanha publicitária destinada ao público masculino. Para isso, selecionamos como corpus a campanha “Misture-os e arrume problemas!”, de Axe (2012). Sob o fundamento teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, este trabalho possui sua ênfase nos estudos de Maingueneau (1997, 2008a, 2008b, 2010, 2013), que relaciona a questão do ethos discursivo com o gênero publicitário no discurso propagandista contemporâneo ao afirmar que esse gênero busca persuadir ao procurar associar produtos a um corpo em movimento. Os resultados da análise indicam que, no corpus selecionado, o ethos discursivo feminino remete a estereótipos socialmente validados de mulheres.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.