Delimitação perceptual de uma classe correspondente à categoria funcional D: evidências da aquisição do português

Autores

  • Maria Cristina Lobo Name UFJF - Juiz de Fora - MG
  • Leticia Maria Sicuro Correa PUC/RJ - Rio de Janeiro - RJ

Resumo

A sensibilidade de crianças às propriedades fônicas dos determinantes na aquisição do Português é investigada. Parte-se da hipótese de que a representação da Categoria D é necessária para que a criança venha a identificar o modo como o gênero gramatical se realiza no português. Tal hipótese pressupõe reconhecimento precoce dos elementos que pertencem ao conjunto dos determinantes. Apresenta-se um experimento realizado com crianças brasileiras cujos resultados sugerem sensibilidade aos determinantes aos 14 meses (idade média). Discutem-se os resultados e as implicações destes para uma teoria de aquisição da linguagem, considerando-se particularmente a controvérsia quanto à disponibilidade precoce de categorias funcionais.

Biografia do Autor

Maria Cristina Lobo Name, UFJF - Juiz de Fora - MG

Graduação em Letras Português/Francês pela UFRJ (1996) e doutorado em Letras pela PUC/RJ (2002). Atualmente é professor adjunto da UFJF, atuando no Programa de Pós-Graduação em Lingüística e no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Leticia Maria Sicuro Correa, PUC/RJ - Rio de Janeiro - RJ

Obteve PhD., em 1986 (University of London), com tese em Psicolingüística, e desde então atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio. Coordenou o GT de Psicolingüística da ANPOLL, de 1988-2002, fundou e coordena o LAPAL e atuou como pesquisador visitante (CNRS) na Universidade Paris-V.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigo